Na hora de construir ou reformar dúvidas comuns surgem na cabeça de quem quer fazer uma obra. As questões vão desde o orçamento até se é necessário ou não contratar um profissional para o trabalho. Neste sentido, pensar em cada detalhe é fundamental para que ninguém fique chateado com o resultado da construção.
Uma em meio a tantas dúvidas simples que podem surgir é a escolha do bloco adequado. Neste caso, a opção mais comum entre os consumidores é pelo bloco de cerâmica, um tipo de tijolo leve, tradicional, econômico e apropriado para quase todo tipo de empreitada.
Para entender as vantagens e melhores indicações desse importante elemento da construção, o Conexão Verdade entrevistou Heitor Freddi e José Éttore Freddi, sócios-proprietários da Cerâmica Romana, localizada em Presidente Epitácio, no interior de São Paulo. Neste papo, você confere dicas, orientações e curiosidades sobre o bloco de cerâmica. Acompanhe.
ENTREVISTA
Por que os blocos de cerâmica têm furos e qual a diferença dos blocos com seis e oito furos?
Os furos nos blocos cerâmicos são para aliviar o peso e também para melhorar a acústica no ambiente, devido aos buracos que eles possuem. Os blocos são assistidos por normas técnicas em relação às medidas de septos (partes que dividem os vazados do bloco) e de suas paredes. A quantidade de furos não importa. Isso fica a disposição do fabricante.
Para quais tipos de construção esses blocos são indicados?
A indústria de blocos da cerâmica vermelha é classificada em dois seguimentos. Um é a alvenaria de vedação: destinada para o preenchimento de paredes onde a estrutura principal da obra é sustentada pela ferragem, colunas e vigas de concreto. O outro seguimento é alvenaria estrutural autoportante para a qual os blocos de cerâmica não são indicados. Os blocos para alvenaria estrutural possuem septos mais resistentes, o assentamento é sempre com os furos na vertical, com isso pode-se construir um prédio de até quatro andares sem o uso do concreto armado.
Quais as vantagens e desvantagens do bloco de cerâmica para o bloco de concreto?
Vantagens: produto leve, menos absorção de umidade, é isolante térmico. Desvantagens: nenhuma desvantagem frente ao bloco de concreto.
Quais fatos o cliente deve levar em consideração na hora de escolher entre um bloco e outro?
O cliente estará colocando menos peso em sua obra, devido ao uso de uma produto mais leve, que absorve menos umidade e é isolante térmico.
Qual o nível de resistência dos blocos de cerâmica?
Blocos de alvenaria de vedação no caso da “Romana” correspondem a 1,5 MPa por cm², isso significa 2.400 kgs por bloco, tomando como base nosso 9x19x19. No caso da alvenaria estrutural isso dobra, considerando o mesmo tamanho com septos mais largos e furos na vertical, ou seja, 4.800 kgs por cm².
Por Adriano Batista