Empresa brasileira Brasil BioFuels é a maior produtora de óleo de palma da América Latina

0
77

A maior produtora de óleo de palma da América Latina é brasileira: é a BBF – Brasil BioFuels, que no país também é pioneira no uso do insumo para produção de combustíveis renováveis. A BBF nasceu em 2008 com o objetivo de mudar a matriz energética da região Norte, criando empregos, gerando renda e reduzindo o custo da energia elétrica para a população nortista — tudo isso a partir de uma matriz sustentável e limpa, substituindo o uso de óleo diesel fóssil por biodiesel feito a partir de óleo de palma. A atuação do grupo no agronegócio segue um modelo verticalizado: começa no cultivo da palma de óleo, passa pela comercialização, pela produção de biocombustíveis e finaliza com a geração de energia elétrica renovável para mais de 140 mil clientes da região Amazônica. Atuando de maneira integrada, o Grupo BBF possui três unidades de negócios: BBF Agro, BBF Biocombustíveis e BBF Energia, aproveitando toda a cadeia produtiva, gerando renda e preservação ambiental.

A atuação da BBF Agro

Os primeiros hectares de palma de óleo foram cultivados pela BBF na cidade de São João da Baliza, em Roraima, há 14 anos. Pioneira e consagrada no setor, a empresa cresceu rápido: hoje, estamos falando da maior produtora de óleo de palma da América Latina, com mais de 68 mil hectares plantados — sendo 8,3 mil hectares em São João da Baliza (Roraima) e 60,4 mil hectares no Pará, em quatro polos de produção agrícola localizados nos municípios de Acará, Concórdia, Moju e Tomé-Açu, adquiridos por meio da aquisição da Biopalma da Amazônia, anteriormente controlada pela Vale, no fim de 2020. São produzidas mais de 200 mil toneladas de óleo de palma anualmente.

- PROPAGANDA -

No Brasil, a BBF é pioneira no uso do óleo de palma para produção de biocombustíveis renováveis. No entanto, o óleo de palma é um dos tipos de óleo mais consumidos pela humanidade e utilizado globalmente em diversos segmentos, como alimentício, higiênico e cosmético. É também conhecido como o famoso azeite de dendê, muito comum na culinária tradicional do Nordeste.

A importância do cultivo da palma

A BBF desenvolve todas as suas atividades na mesma região, possuindo ativos nos Estados do Acre, Amazonas, Pará, Rondônia e Roraima. No Norte do Brasil, a palma de óleo pode ser cultivada de forma sustentável e em abundância. A geração de energia alternativa, produto final da cadeia, é extremamente necessária na região. Existem 31 milhões de hectares aptos ao cultivo da palma de óleo na região Amazônica.

Jovem Pan