A maior produtora de óleo de palma da América Latina é brasileira: é a BBF – Brasil BioFuels, que no país também é pioneira no uso do insumo para produção de combustíveis renováveis. A BBF nasceu em 2008 com o objetivo de mudar a matriz energética da região Norte, criando empregos, gerando renda e reduzindo o custo da energia elétrica para a população nortista — tudo isso a partir de uma matriz sustentável e limpa, substituindo o uso de óleo diesel fóssil por biodiesel feito a partir de óleo de palma. A atuação do grupo no agronegócio segue um modelo verticalizado: começa no cultivo da palma de óleo, passa pela comercialização, pela produção de biocombustíveis e finaliza com a geração de energia elétrica renovável para mais de 140 mil clientes da região Amazônica. Atuando de maneira integrada, o Grupo BBF possui três unidades de negócios: BBF Agro, BBF Biocombustíveis e BBF Energia, aproveitando toda a cadeia produtiva, gerando renda e preservação ambiental.
A atuação da BBF Agro
Os primeiros hectares de palma de óleo foram cultivados pela BBF na cidade de São João da Baliza, em Roraima, há 14 anos. Pioneira e consagrada no setor, a empresa cresceu rápido: hoje, estamos falando da maior produtora de óleo de palma da América Latina, com mais de 68 mil hectares plantados — sendo 8,3 mil hectares em São João da Baliza (Roraima) e 60,4 mil hectares no Pará, em quatro polos de produção agrícola localizados nos municípios de Acará, Concórdia, Moju e Tomé-Açu, adquiridos por meio da aquisição da Biopalma da Amazônia, anteriormente controlada pela Vale, no fim de 2020. São produzidas mais de 200 mil toneladas de óleo de palma anualmente.
No Brasil, a BBF é pioneira no uso do óleo de palma para produção de biocombustíveis renováveis. No entanto, o óleo de palma é um dos tipos de óleo mais consumidos pela humanidade e utilizado globalmente em diversos segmentos, como alimentício, higiênico e cosmético. É também conhecido como o famoso azeite de dendê, muito comum na culinária tradicional do Nordeste.
A importância do cultivo da palma
A BBF desenvolve todas as suas atividades na mesma região, possuindo ativos nos Estados do Acre, Amazonas, Pará, Rondônia e Roraima. No Norte do Brasil, a palma de óleo pode ser cultivada de forma sustentável e em abundância. A geração de energia alternativa, produto final da cadeia, é extremamente necessária na região. Existem 31 milhões de hectares aptos ao cultivo da palma de óleo na região Amazônica.
Jovem Pan