Imagine transformar qualquer bicicleta comum em um modelo elétrico. É o que possibilita o novo acessório portátil desenvolvido pelo designer de produto Somnath Ray nos Estados Unidos.
Batizado de Clip, o dispositivo deve ser acoplado na roda dianteira. Um controlador, conectado ao guidão, possibilita aumentar ou reduzir a velocidade conforme a necessidade. Ainda há um minúsculo motor e bateria. Desta forma, o equipamento pode ser guardado na mochila e levado para qualquer lugar.
Um exemplo seria usá-lo para trabalhar. O ciclista se beneficiaria da função elétrica para subir ladeiras, o que evitaria muito esforço e, consequentemente, transpiração. Ao chegar ao destino, bastaria removê-lo da bicicleta e carregá-lo para ser utilizado novamente no retorno para casa. Em 40 minutos, o Clip é recarregado completamente.
O modelo foi pensado justamente para viajantes urbanos, sendo projetado para percorrer uma distância de 16 a 24 quilômetros em cerca de 45 minutos.
Além disso, o Clip foi criado para ser compatível com todas as bicicletas urbanas, inclusive para os modelos dos sistemas de compartilhamento de bike. Esta particularidade não é à toa, a empresa espera fazer parcerias com tais serviços em Nova York.
Mas uma má notícia para moradores de locais chuvosos: não é recomendado o uso do dispositivo em dias de chuva. Para tais casos, a empresa promete criar um segundo modelo mais adaptado a intempéries.
O CicloVivo já trouxe soluções parecidas como esta. Entre elas está a Copenhagen Wheel, que não está mais no mercado, e a Rubbee que está à venda no Reino Unido por 529 euros. Já o Clip é vendido por 399 dólares na pré-venda. Por enquanto, disponível apenas dentro dos EUA. As primeiras unidades devem ser enviadas até março de 2021.
Ciclo Vivo