MTur e Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático são parceiros em ações de prevenção ao afogamento

0
128

Janeiro e férias têm tudo a ver! O primeiro mês do ano é aquele momento em que muitas famílias têm uma folguinha para curtir as águas do Brasil. Praias, lagoas, cachoeiras, rios, piscinas… tudo é válido para afastar o calor do verão e descansar o corpo e a mente. De fato, a água é uma delícia para relaxar, mas também traz perigos. Dados da Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (SOBRASA) apontam que 45% das mortes por afogamento acontecem no verão, período que vai de dezembro a março. Além disso, a cada três dias um turista morre nesse tipo de acidente.

Portanto, é preciso redobrar os cuidados. Pensando nisso, o Ministério do Turismo (MTur) assinou um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) com a SOBRASA no intuito de trabalhar ações conjuntas que previnam os casos de afogamento de turistas. O Acordo, que já está em vigência desde dezembro do ano passado, visa apoiar na proteção dos viajantes, principalmente das crianças entre 1 e 14 anos, principais vítimas de afogamento.

O foco do ACT é disseminar informações ao turista e permitir que o MTur divulgue em seus canais de comunicação o material educativo e promocional da SOBRASA, que conta com corpo técnico de especialistas na área (como bombeiros e médicos) que produzem o material. A partir da assinatura do acordo, a próxima etapa será divulgar essas informações tanto nos meios digitais do MTur quanto fisicamente, por meio de cartilhas distribuídas pelo Ministério em eventos nos quais seus representantes atuam.

- PROPAGANDA -

Fique informado(a) sobre o assunto e saiba como se prevenir. CLIQUE AQUI e acesse os programas e ferramentas de prevenção ao afogamento da SOBRASA.

A prevenção ao afogamento faz parte do Programa Turismo Seguro nos eixos Comunicação Positiva e Defesa Civil. Os eixos buscam trabalhar a divulgação de práticas responsáveis e seguras no turismo – no caso da Comunicação Positiva –, e na preparação dos destinos para situações de crise; ações preventivas, de socorro, assistenciais, reabilitadoras e reconstrutivas destinadas a evitar desastres ou minimizar seus impactos; e divulgação de eventuais alertas acerca de riscos de desastres – no caso do eixo Defesa Civil.

PROGRAMA TURISMO SEGURO – O Programa pretende organizar as entregas sociais entre as diversas dimensões que podem ter impacto para aumentar a sensação de segurança na atividade turística. Assim, foram propostos sete eixos de atuação:

  • Prevenção à exploração sexual de crianças e adolescentes no turismo;
  • Relações de consumo do Turismo;
  • Segurança pública;
  • Transporte de turistas;
  • Defesa Civil;
  • Vigilância Sanitária; e
  • Comunicação Positiva.

Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo