Preocupar-se com a segurança no turismo é proporcionar uma melhor experiência de viagem, e pensando nisso, o Mapa Brasileiro do Turismo Responsável, do Ministério do Turismo (MTur), tem como base o eixo “Segurança Turística”. O item valoriza destinos e roteiros que promovem a segurança de turistas, prestadores de serviços, trabalhadores e comunidade local receptora. As dimensões inseridas no eixo levam em conta iniciativas voltadas à vigilância sanitária, prevenção da exploração de crianças e adolescentes, segurança pública, relações de consumo no turismo, defesa civil, transporte de turistas e comunicação eficiente.
“As práticas de segurança turística são essenciais para o desenvolvimento do setor de turismo, trazendo tranquilidade para turistas, moradores e trabalhadores. Por esse motivo, é importante divulgar o trabalho dos roteiros e empreendimentos que fortalecem a segurança dos nossos destinos, e estimular mais ações como essas no país”, explica a ministra do Turismo, Daniela Carneiro.
Embarque em uma viagem mais segura e conheça destinos que foram inseridos no Mapa por desenvolverem tais iniciativas:
RIO GRANDE DO SUL – Em Porto Alegre (RS), o projeto “RS Seguro” tem como pilares a integração, a inteligência e o investimento qualificado. Estruturada em eixos a ação busca combater o crime; criar políticas sociais preventivas e transversais; qualificar os trabalhadores para um melhor atendimento ao cliente e trabalhar no sistema prisional, tudo isso com foco no turismo.
SANTA CATARINA – Em Florianópolis, está garantido um “Verão Mais Seguro”. A cidade reforça a segurança dos turistas no verão por meio de diretrizes de segurança, disposição de cartilhas de orientação para os turistas, folhetos turísticos, mapas das regiões turísticas e informações de proteção e defesa civil. O objetivo é agregar conhecimento e segurança para quem visita e para quem mora na capital do estado.
RIO DE JANEIRO – No Rio de Janeiro (RJ), o “Programa Expresso Turístico” tem como meta fortalecer o planejamento de segurança em corredores turísticos. Para isso, o programa vai contar com 20 motocicletas e uma equipe de 30 policiais especializados. O trabalho será direcionado a fazer o patrulhamento motorizado na principal via de acesso ao Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão), e áreas do entorno.
MINAS GERAIS – Em Belo Horizonte, o programa “Revive Turismo” conta com ações integradas para propiciar ambientes seguros, valorizando e fortalecendo o turismo e a cultura da região. A intenção do trabalho é mobilizar atores envolvidos com o turismo para que juntos tragam soluções que melhorem a segurança e a qualidade de vida no setor.
GOIÁS – Caldas Novas criou a primeira “Delegacia Especializada no Atendimento ao Turista (Detur)” com atuação nas regiões de Caldas Novas e Rio Quente. A delegacia especializada investiga infrações penais em que a vítima é o turista, com exceção de crimes de homicídio. O local também vai desenvolver serviços preventivos e educativos junto ao setor hoteleiro.
DISTRITO FEDERAL – Em Brasília, o “Programa Brasília Turismo Acessível” tem como objetivo transformar o Planalto Central em uma referência acessível para todo território nacional. O programa nasceu da ideia de integração com os estados da federação, buscando ligar o país e as pessoas por meio da promoção de espaços mais livres, permeáveis e acessíveis. A ideia é contar com roteiro arquitetônico de turismo acessível e guia religioso de turismo acessível.
MARANHÃO – A cidade de Barreirinhas desenvolveu o “Curso de Boas Práticas de Segurança no Turismo (Projeto Turismo Seguro)”. A iniciativa visa capacitar profissionais empreendedores e agentes que atuam na cadeia produtiva do turismo da região dos Lençóis Maranhenses, com foco na segurança turística como critério de qualidade do destino.
CEARÁ – Em Fortaleza, as “Células de Proteção Comunitária” são torres de reconhecimento que auxiliam na preservação e proteção para o enfretamento da violência e insegurança. As torres são responsáveis pelo videomonitoramento com drone e telas com acesso a câmeras instaladas em vários bairros da cidade, causando a ampliação da segurança do turista na região.
MANAUS – “Prevenção ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes” é uma das bandeiras carregadas em Manaus para promover um turismo mais seguro. Por lá, são desenvolvidas campanhas para alertar a prática do turismo legal como forma de combater a rede de exploração e abuso de crianças e jovens.
SOBRE O MAPA – No Mapa Brasileiro do Turismo Responsável, plataforma desenvolvida pelo MTur em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), o turista pode conhecer mais iniciativas como as citadas acima. CLIQUE AQUI e acesse.
Além do eixo “Segurança Turística”, o Mapa também permite acesso a iniciativas voltadas ao “Turismo de Base Comunitária” e à “Sustentabilidade”. Ele é uma ferramenta online interativa que compila dados das principais iniciativas de boas práticas nos três segmentos, permitindo a geração de gráficos, tabelas e planilhas com informações detalhadas de cada iniciativa.
Os dados são passíveis de atualização e abrangem, entre outros, projetos consagrados no Prêmio Braztoa de Sustentabilidade e detentores da Bandeira Azul – certificação internacional focada em praias, marinas e embarcações turísticas que, comprovadamente, seguem critérios de gestão ambiental e de responsabilidade social.
Ministério do Turismo