Enquanto a lista dos carros mais vendidos do Brasil é constituída em sua totalidade por modelos produzidos localmente e, em sua maioria, desenvolvidos em solo nacional, a de menos vendidos é justamente o contrário. Não existe sequer um modelo que custe menos de R$ 150 mil ou carros que saiam das linhas de produção tupiniquins.
Segundo levantamento da Jato, a lista de carros que venderam só uma unidade no Brasil em janeiro de 2023 é extensa. Ao todo são nove carros diferentes, todos de marcas de luxo. O mais barato entre eles é um Audi RS6, enquanto o único elétrico é o Jaguar I-Pace. Já os SUVs foram representados por Lamborghini Urus e Aston Martin DBX.
Em segundo lugar, três carros completamente diferentes disputam a colocação nem um pouco almejada. A endiabrada perua Audi RS6 vendeu tanto quanto o pacato e elegante sedã Mercedes-Benz Classe E, assim como empatou com o Rolls-Royce de entrada, o Ghost.
Empate de primos
Na terceira posição, os Mercedes-Benz mais luxuosos a combustão à venda no Brasil empataram com uma caminhonete elétrica da JAC. Um contraste com o lotado quarto lugar em que o sedã híbrido Toyota Camry empata com seu primo Lexus NX mas também com dois elétricos: JAC E-J7 e Chevrolet Bolt, além de Chevrolet Camaro e Ferrari SF90.
Na quinta colocação, o menor de todos os carros à venda no Brasil, o CAOA Chery iCar ficou na mesma posição do esquecido Kia Cerato e do JAC E-JS4. Em troca de geração, o BMW X1 empatou com o Audi Q8 em sexto lugar. Já o Land Rover Evoque ficou sozinho em sétimo lugar e foi o único a não empatar com outros carros.
Seu irmão Discovery aparece logo depois em oitavo lugar empatado com o pequenino elétrico Fiat 500. Temos ainda Kia Carnival, Jaguar F-Type, Audi e-tron e Porsche Cayman juntos no nono lugar. Por fim, a lista termina com modelos ecologicamente corretos: Kia Niro e BMW i4 com 11 unidades vendidas em janeiro.
Carros menos vendidos do Brasil em janeiro de 2023
1 McLaren 720 S, McLaren 765 LT Spider, Maserati Levante, Lamborghini Urus, Lamborghini Huracán, Jaguar I-Pace, Ferrari Roma, Audi RS6 e Aston Martin DBX – 1 unidade
- Rolls-Royce Ghost, Mercedes-Benz Classe E, Lamborghini Aventador e Audi RS5 – 2 unidades
- Mercedes-Benz GLS, Mercedes-Benz Classe S e JAC iEV330P – 3 unidades
- Toyota Camry, Mercedes-Benz Classe A, Lexus NX, JAC E-J7, Chevrolet Camaro, Chevrolet Bolt e Ferrari SF90 – 4 unidades
- Kia Cerato, JAC E-JS4, CAOA Chery iCar – 5 unidades
- BMW X1 e Audi Q8 – 6 unidades
- Land Rover Range Rover Evoque – 8 unidades
- Land Rover Discovery e Fiat 500 – 9 unidades
- Kia Carnival, Jaguar F-Type, Audi e-tron e Porsche Cayman — 10 unidades
- Kia Niro e BMW i4 – 11 unidades
Auto Mais