Até para uma mini casa, a “Nicole” é considerada pequena. Com cerca de 5 metros de comprimento e 2,5 metros de largura, o projeto surpreende por incluir uma série de comodidades em tão pouco espaço: home office, banheiro com banheira e cozinha bem equipada com lava-louças. Isso tudo em um projeto móvel!
A casa foi projetada por Mitch Holmes, proprietário da MitchCraft Tiny Homes, pequena construtora especializada em mini casas personalizadas que fica no Colorado, Estados Unidos.
Com bastante experiência em marcenaria, carpintaria de acabamento e construção residencial, Mitch se apaixonou pelo universo das construções personalizadas quando construía a sua própria casa. Se deparando com limitações de espaço, percebeu que era necessário criar uma nova maneira de se olhar para a habitação. O resultado são mais de 70 mini casas construídas por ele e sua equipe desde 2015.
“Passamos incontáveis horas projetando, desenhando, medindo e pensando em pequenas casas. Isso resulta em nossa capacidade de oferecer layouts e recursos que melhoram genuinamente a eficiência do espaço e, mais importante, a habitabilidade de uma casa”, conta ele. Outro diferencial é que as pessoas que fazem o projeto são as mesmas que colocam a mão na massa na hora de construir, garantindo cada detalhe.
No caso da tiny house Nicole, a casa está sobre um eixo que permite que ela seja transportada com facilidade.
Quem entra na mini casa, encontra a sala de estar, um espaço compacto, mas bastante confortável, com um sofá, uma lareira elétrica, TV na parede e espaços de armazenamento.
A área do térreo tem ainda uma cozinha bem equipada, com geladeira, freezer, forno e fogão a gás de quatro bocas. , um micro-ondas, uma pia de aço inoxidável. Uma prática mesa retrátil pode ser aberta para a hora das refeições ou no momento de cozinhar e, além dela, a cozinha esconde uma série de compartimentos e funcionalidades.
Uma porta na cozinha dá acesso ao banheiro, onde também fica uma máquina de lavar e secar roupas e mais armários. Um chuveiro com uma pequena banheira é outra surpresa que este pequeno lar reserva.
Uma escada dá acesso ao piso superior, mas também garante mais espaço para guardar e organizar os objetos dos moradores.
No andar de cima, o dormitório inclui uma mesa que funciona como escritório – a cadeira é o chão e as pernas passam por um vão, garantindo conforto para quem ficar sentado por lá. Sim, não é uma cadeira padrão, com toda a sua ergonomia, mas a solução evita que a pessoa que esteja trabalhando seja obrigada a cruzar as pernas para se sentar.
O dormitório tem uma cama de casal e um armário e é um espaço bem aconchegante e confortável, apesar do pé direito baixo.
No site da empresa, uma mini casa com as dimensões da Nicole está orçada em cerca de US$ 90 mil, mas como todos os projetos são personalizados, este valor pode variar bastante.
Ciclo Vivo