Brasil é o primeiro país do mundo a ter concessionárias RAM

0
62

Preparando o terreno para a chegada da 291 e também solidificando sua expansão como marca no Brasil, a RAM abriu em Alphaville, São Paulo, a primeira concessionária própria do mundo. Até então, as caminhonetes da RAM sempre dividiam o showroom com modelos da Jeep (no Brasil), Dodge e Chrysler (nos EUA). Mas isso é o começo de uma nova era.

Batizadas de RAM House, as concessionárias dedicadas especificamente às caminhonetes grandes da Stellantis terão um estilo country. Segundo a marca, a concessionária tem “roupagem moderna, mas sem deixar de lado a força dos ambientes rurais e fazendas norte-americanas”.

Por isso, o estilo é bastante semelhante a celeiros, com teto alto, muitos elementos em madeira e aço preto. O logotipo do carneiro fica em evidência em diversas áreas, assim como o nome RAM em letras garrafais. A marca pretende abrir mais duas RAM Houve no Brasil, mas vai expandir a quantidade de revendas rachadas com a Jeep.

- PROPAGANDA -

Atualmente são 60 concessionárias em que 1500, 2500, 3500 e Classic dividem espaço com Renegade, Compass, Commander, Gladiator e Wrangler. Contudo, até o final do ano serão abertas mais 40 revendas divididas dessa maneira. Tudo para suplementar o plano de expansão da marca, que será ainda mais acelerado com a 291.

Dobre a meta

Nos últimos anos, a expansão da RAM no Brasil foi verdadeiramente grande. A marca saiu de 5% de participação no mercado de caminhonetes médias e grandes entre 2018 e 2019 para 1,4% em 2020 e atingiu 2% em 2021. Só que o verdadeiro crescimento aconteceu em 2022 com 4% de participação. Até abril de 2023, a RAM já representa 8,3% da categoria.

Segundo números preliminares da marca, o crescimento em 2023 será de 7x. Prova disso é que entre janeiro e abril de 2022 foram vendidas 483 unidades no Brasil conta 3.275 caminhonetes da marca no mesmo período deste ano. Ao todo, o volume cresceu 578% e deve aumentar ainda mais com a chegada da 291.

Como a nova caminhonete derivada da Fiat Toro terá preço bem mais baixo que Classic, 1500, 2500 e 3500, ela deverá atingir volumes de mercado mais expressivos. Como resultado, faz sentido a rápida expansão de concessionárias da RAM e também a abertura de pontos exclusivos, que devem se tornar mais comuns no futuro.

Automais