Já faz tempo que a Chery está procurando maneiras de voltar a atuar no Brasil sem a ajuda da CAOA. Tudo começou com o planejamento da marca de luxo Exeed, que deveria vir controlada apenas pela matriz, mas que agora terá participação da CAOA. Só que agora as marcas Omoda e Jaecoo virão independentes.
A assessoria de imprensa chinesa da Chery já entrou em contato com jornalistas brasileiros a fim de convidar para apresentar as duas marcas exclusivamente para o nosso mercado. Questionada, a Chery China afirmou que “há uma possibilidade de cooperação com a CAOA, porque a CAOA tem uma ótima rede de concessionárias”.
Ou seja, a ideia da matriz chinesa é atuar de maneira independente da CAOA, que hoje controla a Chery e produz localmente os Tiggo 5X, 7 Pro e 8, além de importar Arrizo 6, iCar e Tiggo 8 PHEV. Ainda não ficou claro se Omoda e Jaecoo serão tratadas como marcas separadas ou serão unificadas no Brasil.
Tempero europeu
Hoje, os modelos Omoda já são vendidos na Europa e o SUV C5 já foi visto em testes no Brasil diversas vezes. Ele nasceu como Chery Omoda 5, mas virou Omoda C5 quando a marca se emancipou. Além dele, há o Omoda S5, que não passa de um Chery Arrizo 6 com outra grade. Esse, contudo, dificilmente será vendido no Brasil.
Já do lado Jaecoo temos apenas o 7. O modelo nasceu como um SUV bastante parrudo da Chery e deveria fazer parte da linha Tiggo, possivelmente como Tiggo 6 ou 7X. Contudo, neste ano a Chery separou o modelo como uma nova marca, já que ele tem identidade visual muito diferente do restante dos modelos da marca.
Podem vir eletrificados
Omoda C5 e Jaecoo 7 são vendidos com motor 1.6 quatro cilindros turbo em versão regular ou híbrida do tipo plug-in. O Omoda ainda traz o mesmo conjunto mecânico do Tiggo 5X como opção de entrada. No caso do SUV cupê são 4,40 m de comprimento, 1,83 m de largura e 1,83 m de altura. Já o modelo mais parrudo é maior. Ele marca no comprimento 4,45 m na versão urbana e 4,51 m na aventureira.
Auto Mais