MEC terá 6 mil vagas de cooperação internacional

0
56

Na sexta-feira, 21 de julho, o Ministério da Educação (MEC), em parceria com o Ministério das Relações Exteriores (MRE), realizou uma cerimônia para  divulgação do Processo Seletivo para o Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G) para 2024. O encontro, que contou com a presença de autoridades e representantes de entidades convidadas, como Embaixadas, Associações, Instituições de Educação Superior, além de estudantes PEC-G, aconteceu no auditório do edifício do Anexo II do MEC, em Brasília (DF). Também foi transmitido pelo canal do Ministério no YouTube.

A cerimônia abordou a  importância da internacionalização da educação superior e o papel do PEC-G nesse processo, como um dos maiores programas de cooperação internacional em nível de graduação do mundo. Também foram apresentadas as informações gerais sobre o Programa e o processo seletivo para 2024.A secretária de Educação Superior do MEC, Denise Pires de Carvalho, destacou a importância do PEC-G para o intercâmbio do conhecimento e pontuou que o Ministério da Educação está empenhado para modernizar os normativos do Programa, de modo a facilitar ainda mais a participação de estudantes de outros países.

O diretor do Instituto Guimarães Rosa do MRE, Marco Antonio Nakata, considerou o PEC-G um instrumento de diplomacia pública e que um egresso da educação brasileira é um vetor da difusão da realidade brasileira comum. “Entendemos o PEC-G como um instrumento pelo qual o Brasil aprende com o mundo e pelo qual busca contribuir com a formação de recursos humanos pelos países com os quais mantemos acordos de cooperação cultural ou cientifica”, afirmou. Nakata também garantiu o apoio do Ministério das Relações Exteriores para divulgar o Programa, especialmente na expansão de países participantes.

- PROPAGANDA -

Em sua fala, Thomaz Alexandre Mayer Napoleão, assessor especial  para Assuntos Internacionais do MEC, falou da importância da internacionalização da educação, bem como das ações do Ministério para a expansão da cooperação internacional do Brasil. “Desde o início do ano, temos trabalhado arduamente para reconstruir os alicerces da cooperação internacional de educação do Brasil, tanto em âmbito bilateral como em fóruns regionais e multilaterais. Nós estamos expandindo e diversificando a nossa rede de parceria bilateral de educação, inclusive iniciativas de mobilidade acadêmica, intercâmbio de políticas educacionais, cooperação técnica, atração de investimentos em educação e transferência de tecnologia e conhecimento”, disse.

Participantes – o evento também contou com a participação do presidente do Conselho Nacional de Educação (CNE), Luiz Roberto Curi; da diretora de Desenvolvimento da Rede de Instituições Federais de Educação Superior do MEC, Tania Mara Francisco; da coordenadora-geral de Assuntos Internacionais da Educação Superior, Jaqueline Pinheiro Schultz; do chefe da Divisão de Cooperação Educacional do Instituto Guimarães Rosa/MRE Francisco Figueiredo de Souza; e a coordenadora do PEC-G, no Instituto Guimarães Rosa/MRE, Elisa Maia Pereira Mendes.

Inscrições – as inscrições para o processo seletivo do PEC-G para 2024 estão abertas até 18 de agosto de 2023. Para esta edição, foram ofertadas mais de 6 mil vagas, distribuídas em 342 cursos de graduação, em 102 instituições de educação superior.

A inscrição no PEC-G é gratuita e deverá ser realizada junto a uma representação diplomática ou consular brasileira de um dos países participantes do PEC-G, conforme listado no Edital nº 5/2023, que trata da abertura do período de inscrições e demais procedimentos relativos ao processo seletivo.

PEC-G – administrado pelos ministérios da Educação e das Relações Exteriores, em parceria com instituições de educação superior de todo o País, o Programa de Estudantes-Convênio de Graduação é um instrumento de cooperação educacional, que oferece a estrangeiros com idade mínima de 18 anos, com ensino médio completo e proficiência em língua portuguesa, a oportunidade de realizarem a graduação completa, de forma gratuita, em instituições brasileiras de educação superior.

O PEC-G é um dos programas de mobilidade brasileiros mais antigos, criado oficialmente em 1965, e regido pelo Decreto nº 7.948, de 12 de março de 2013, que conferiu força jurídica a seu regulamento e fortaleceu a oferta de vagas a jovens de países em desenvolvimento, com os quais o Brasil mantém acordo educacional, cultural ou científico-tecnológico.

 Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Secretaria de Educação Superior (Sesu)