O segmento de SUVs médios de sete lugares está expandindo rápido e, em breve, ganhará um modelo da Toyota na disputa. Internamente chamado de projeto 340D, o novo Grand Corolla Cross com terceira fileira de bancos está em desenvolvimento na Índia para países emergentes e tem enormes chances de ser feito no Brasil para brigar com o Jeep Commander.
Informalmente chamado de Grand Corolla Cross, o novo modelo será fabricado em uma fábrica também nova na Índia. A ideia da Toyota é que a nova planta tenha capacidade de produção de 80 mil a 120 mil carros por ano, buscando atingir a produção anual total de meio milhão de carros no país. Hoje, a Toyota tem fábricas em Bidadi e Karnataka.
A ideia é que o Grand Corolla Cross seja exportado para diversos países, por isso o volume de produção será bem alto. A marca projeta 60 mil unidades por ano exportadas (considerando todos os seus carros feitos na Índia) a partir de 2026. Para o Brasil, contudo, caso o modelo seja vendido será só como nacional.
Entre-eixos de Commander
Segundo reportagem da Autocar India, o Grand Corolla Cross / Toyota 340D terá entre-eixos alongado em 15 cm, chegando a 2,79 m. O comprimento também deve aumentar na mesma proporção. Como comparação, o Commander tem exatamente 2,79 m de entre-eixos e é 36 cm mais longo que o Compass.
A porta traseira será esticada para facilitar a entrada de passageiros na terceira fileira. Além disso, a coluna C será alterada, assim como a D, permitindo maior espaço interno. A segunda fileira de bancos passará a deslizar sobre trilhos e terá rebatimento inteligente, mas não elétrico, para facilitar a vida do pessoal do fundão.
O Grand Corolla Cross deverá nascer já com a reestilização programada para a versão de cinco lugares do modelo. Existe até a possibilidade de ele ter elementos de estilo diferenciados na dianteira. Um para-choque exclusivo é possibilidade, mas não espere por faróis diferentes entre as duas variantes do SUV médio.
AutoMais