A escolha do revestimento da fachada está muito relacionada ao estilo que se quer imprimir na obra. E para isso, opções não faltam. Embora se parta daí, há outros pontos que devem ser considerados para garantir a correta utilização deste elemento tão nobre.
As fachadas servem como cartão de visitas do imóvel. Afinal, é com atenção ao estilo, design, imponência e autenticidade de todos os ambientes que você demonstra preocupação com a valorização do seu imóvel, seja ele residencial ou comercial.
Neste conteúdo vamos falar sobre como escolher um revestimento para a fachada do projeto, quais as vantagens e cuidados que você deve ter para compor o projeto com sofisticação.
Como escolher o revestimento ideal para a fachada?
Há um leque enorme de opções de revestimentos para fachadas e paredes externas. Texturas, formas e designs diferenciados podem tornar o seu ambiente único. Vale a pena dedicar um tempo para escolher o tipo ideal para essa aplicação.
Fique atento à qualidade das peças, forma correta de instalação e impermeabilização para assegurar um bom resultado.
Para escolher, uma das maneiras que você pode adotar, é pensar na volumetria das peças relacionadas à distância:
Opções de grande formato cuja volumetria pode ser percebida à distância, caso o queira um resultado imponente que pode ser notado de longe;
Opções de pequeno formato ou com elementos rústicos que podem ser observados de perto, despertando a curiosidade nos detalhes.
Opções com formato mais alongado, proporcionando a sensação de amplitude, tanto na largura quanto na altura, dependendo da paginação.
É importante considerar também o projeto de maneira ampla para que as características se mantenham coerentes entre estilo, traços e materiais utilizados na fachada e nos demais ambientes. A combinação de paginações e texturas harmonizadas trazem muita elegância ao ambiente externo, que é tão importante quanto o interno.
Por que utilizar revestimento cimentício na fachada?
O revestimento cimentício oferece inúmeras vantagens em sua utilização na fachada, desde a resistência dos materiais (que são feitos à base de cimento de alto desempenho) até a possibilidade de opções estéticas envolvendo texturas, cores e volumetrias e a facilidade de instalação.
A opção pelo cimentício na fachada é uma maneira de ousar na especificação utilizando materiais que proporcionem durabilidade, uma vez que esse tipo de revestimento é resistente à exposição diária e mudanças climáticas, como sol o dia todo ou chuva. É importante ressaltar que a qualidade das peças para esse fim é determinada pela tecnologia aplicada a materiais selecionados, o que demanda atenção na seleção de fornecedores desse tipo de produto.
O revestimento cimentício vem ganhando cada vez mais espaço na arquitetura pela variedade e versatilidade na produção dos estilos. As formas e texturas das peças são variadas: podem ter o formato 3D com figuras geométricas, por exemplo, simular o concreto aparente feito em obra, ou o acabamento de madeira de demolição.
Uma maneira de explorar o potencial dos revestimentos cimentícios nas fachadas é a possibilidade de pintura das peças. O acabamento da superfície permite que elas sejam coloridas de acordo com a proposta do projeto, tornando aquela paginação única e versátil.
Palazzo