Em reunião de ministros do Turismo do BRICS, na África do Sul, Brasil defende esforços para ampliar conectividade aérea

0
51

A Cidade do Cabo, na África do Sul, esta semana é palco de reunião de ministros do Turismo do BRICS, grupo formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. O encontro, que conta com a presença da secretária executiva do Ministério do Turismo brasileiro, Ana Carla Lopes, representando o ministro do Turismo, Celso Sabino, traça diretrizes de cooperação na área entre as cinco grandes economias emergentes globais, com o tema “Recuperação do Turismo Sustentável e Inclusivo”.

Um dos pontos abordados é a importância da conectividade para o reforço do fluxo turístico entre integrantes do bloco, principalmente após os impactos negativos da pandemia, de forma a proporcionar avanços econômicos, sociais, ambientais e culturais às comunidades anfitriãs. O Brasil defende uma maior integração multilateral e a atualização de acordos bilaterais que possui com países do BRICS, de modo a proporcionar a efetiva aplicação das cooperações.

A secretária Ana Carla Lopes destacou esforços do Brasil para ampliar a ligação aérea com outras nações e desenvolver o turismo sustentável. “O ecoturismo sustentável, uma das nossas maiores vocações, é um dos nossos nortes, de forma a se permitir o aproveitamento dos potenciais naturais do Brasil e a devida conservação ambiental, promovendo mais empregos, renda e inclusão social”, apontou Ana Carla.

- PROPAGANDA -

Durante o encontro na África do Sul, atual presidente do BRICS, autoridades da Rússia tornaram públicas as prioridades que pretendem adotar no comando do bloco, a partir de 2024. Entre elas, o incremento do uso de tecnologia no turismo, com o impulso a novos negócios e estratégias inovadoras, e o incentivo à conectividade e ao aumento do número de viagens entre países do grupo.

No ano que vem será a vez do Brasil sediar o encontro, que acontecerá no Rio de Janeiro. A secretária agradeceu a disposição da Índia, atual presidente do G20, em auxiliar o Brasil na organização do evento em 2024. “É importante nos unirmos para trabalharmos juntos por um turismo cada vez mais sustentável e inclusivo”, completou Ana Carla.

CONECTIVIDADE – A agenda da secretária também incluiu uma reunião com a ministra do Turismo da África do Sul, Patricia de Lilie. As duas assinaram um plano de ações bilaterais para 2024 no segmento, focado na expansão da malha aérea e na promoção de novas rotas entre os países.

Patricia de Lilie ressaltou que, desde 2022, a rota aérea Brasil-África do Sul disponibilizada pela Latam já propiciou uma alta de mais de 40% na chegada de turistas brasileiros ao destino. A partir desta quinta-feira (26.10), serão ofertadas duas novas viagens entre as nações, operadas pela South Africa Airways (SAA), o que tende a ampliar ainda mais o fluxo turístico. “É uma ação que está completamente alinhada com o nosso compromisso e prioridade de aumentar o número de visitantes estrangeiros no Brasil, movimentando e ajudando a desenvolver a economia brasileira”, afirmou a secretária executiva do MTur.

A ministra Patrícia de Lilie também parabenizou o Brasil pela realização da COP-30, que ocorrerá no ano de 2025 em Belém (PA), e colocou a sua equipe à disposição para auxiliar o país no evento. Segunda de Lilie, será uma ótima oportunidade de consolidar os princípios de turismo sustentável acordados no âmbito do BRICs.

 Por André Martins – Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo