O novo Duster está perto de ser mostrado pela primeira vez ao público, e deve ter grandes novidades em relação ao modelo atual. Ao que tudo indica, o SUV terá três motores disponíveis no exterior, e até uma opção híbrida.
As versões de entrada devem utilizar o motor 1.0 turbo de 120 cv. Acima dele, vai ficar o já conhecido 1.3 turbo de 170 cv. No caso do propulsor híbrido, ele vai unir um motor 1.2 com o conjunto elétrico, resultando em uma potência de 140 cv.
Com um design robusto e quadrado, o novo Duster apresenta um visual diferenciado em relação à segunda geração do SUV. A inspiração do desenho será o conceito Bigster. Por conta disso, o modelo possui uma aparência mais imponente, ideal para aventuras off-road.
Vale ressaltar que ele será construído sobre a plataforma modular CMF-B da Renault-Nissan, e neste primeiro momento será revelado como um Dacia, já que a marca romena é a principal desenvolvedora do modelo.
Outro detalhe interessante é a frente renovada, que segue a nova identidade visual da marca Dacia. Essa atualização foi introduzida no último ano em toda a linha de veículos, conferindo um ar mais elegante ao novo Duster. No entanto, o SUV da Renault apresentará algumas diferenças de design em relação aos modelos da Dacia.
Além disso, uma grande novidade é a versão de três fileiras do Duster, que provavelmente será chamada de Bigster mesmo, assim como acontece com o conceito. Segundo a imprensa internacional, esse modelo também será lançado em breve e promete ter um grande espaço interno.
A estreia mundial do Duster de sete lugares está prevista para o próximo ano, enquanto o modelo de cinco assentos será mostrado já no próximo mês, no dia 29 de novembro. Inicialmente, a nova geração do Duster deve estrear na Romênia, sendo levado para outros mercados nos próximos anos.
A Índia deve receber o SUV apenas em 2025. Já no Brasil, ainda não se sabe quando o modelo será lançado. O fato do SUV utilizar a plataforma CMF-B, a mesma do Kardian, acaba facilitando o processo, mas como a Renault está tentando se afastar da Dacia por aqui, vamos precisar aguardar para sabermos se a fabricante vai lançar o novo Renault Duster por aqui, ou se vai partir para alguma outra solução.
Auto Mais