Porsche Panamera ganha novo visual e motor híbrido mais forte

0
91

O Porsche Panamera 2024 foi apresentado oficialmente pela marca alemã nesta semana, após teasers e detalhes do carro terem sido divulgados anteriormente. Ele chega para substituir o modelo atual, que já tinha sete anos de estrada, e recebeu novidades mais profundas em sua estrutura, o que faz a Porsche considerar que esta é uma nova geração do sedã.

Assim como aconteceu com o Cayenne 2024, o facelift do Panamera contemplou trabalhos consideráveis de desenvolvimento, dignos de um veículo totalmente novo. Além das mudanças visuais, a Porsche aprimorou aspectos da dinâmica e suspensão, além de atualizar todo o pacote tecnológico com recursos de ponta.

No quesito visual, o Panamera 2024 apresenta uma entrada de ar adicional acima da placa dianteira, necessária para resfriar os motores atualizados. Além disso, as janelas e faróis em LED Matrix Design estão presentes em todas as versões. A paleta de cores também foi ampliada e as rodas foram redesenhadas para cada configuração.

- PROPAGANDA -

No interior, o console central renovado agora possui o seletor de marcha posicionado à direita do volante, assim como nos modelos Taycan e Cayenne. Além disso, há a opção de um display de 10,9 polegadas para o passageiro, que permite visualizar dados de desempenho do veículo, alterar configurações de entretenimento ou assistir vídeos.

Novo sistema híbrido do Porsche Panamera

Dentro da linha 2024, a Porsche destaca o Panamera Turbo E-Hybrid com elementos exclusivos no pacote Turbonite. A novidade dispensa o tradicional dourado do logotipo da marca e adiciona diversos detalhes internos e externos em bronze escurecido.

Quanto à parte mecânica, o Panamera 2024 estará disponível em quatro versões E-Hybrid diferentes, incluindo o poderoso Panamera Turbo E-Hybrid. Destaque para o motor 4.0 V8 biturbo renovado, associado a um motor elétrico alimentado por uma bateria de 25,9 kWh. A potência total é de 680 cv e torque de 94,7 kgfm, enviados para as quatro rodas através da transmissão PDK de 8 marchas. Segundo dados oficiais, o veículo acelera de 0 a 100 km/h em 3,2 segundos e atinge uma velocidade máxima de 314 km/h.

Já as versões Panamera e Panamera 4 são equipadas com o motor 2.9 V6 turbo, que agora oferece uma potência de 353 cv e torque de 50,8 kgfm – um aumento de 23 cv e 5 kgfm, respectivamente. O modelo com motor V6 atinge os 100 km/h em 5,1 segundos e uma velocidade máxima de 272 km/h. Já a versão Panamera 4, com tração integral, alcança a mesma aceleração em apenas 4,8 segundos e atinge uma velocidade máxima de 270 km/h.

Todas as versões do Panamera 2024 são equipadas com suspensão pneumática de duas câmaras e duas válvulas com Porsche Active Suspension Management. Para as versões E-Hybrid, há ainda a opção do sistema Porsche Active Ride, que mantém a carroceria ainda mais estável e compensa movimentos de inclinação e rotação do veículo. O eixo traseiro com esterçamento também está disponível como opcional.

O Panamera 2024 já está disponível para encomendas nos mercados da Europa, Oriente Médio e América do Norte. A produção continua concentrada na fábrica de Leipzig, na Alemanha.

Auto Mais