O prefeito de Martinópolis (SP), Marco Antonio Jacomeli de Freita (Republicanos), foi flagrado pela Polícia Militar dirigindo o veículo da Prefeitura Municipal em alta velocidade e realizando ultrapassagem em local proibido na Rodovia Vereador Osvaldo Campioni Ascêncio, na tarde de domingo (3).
Conforme o Departamento de Polícia Judiciária de São Paulo Interior 8 (Deinter-8), o chefe do Poder Executivo recusou fazer o teste de bafômetro e, por conta disso, foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) para a realização de exame clínico.
O médico perito atestou que Marco Freita não estava sob influência de bebidas alcoólicas.
Diante do ocorrido, a Polícia Militar realizou autuações administrativas de trânsito contra o prefeito e o carro do Poder Executivo foi entregue ao motorista da prefeitura.
Um Boletim de Ocorrência foi registrado para apurar, inicialmente, o crime previsto no artigo 311 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que proíbe “trafegar em velocidade incompatível com a segurança nas proximidades de escolas, hospitais, estações de embarque e desembarque de passageiros, logradouros estreitos, ou onde haja grande movimentação ou concentração de pessoas, gerando perigo de dano”.
Ainda conforme o CTB, a pena para esta infração é de detenção de seis meses a um ano ou multa.
G1PP