Controle de estabilidade e mais itens viram obrigatórios em 2024

0
78

2024 já começou com força no mercado automotivo. A partir de agora, todos os carros 0km precisam vir equipados de série com controle de estabilidade, luzes de condução diurna, alerta de frenagem de emergência e alerta para uso de cinto de segurança. Os novos itens servem para aumentar ainda mais a segurança dos carros brasileiros, mas acredite que existiam modelos que não possuíam de série esses equipamentos.

Como ainda existem no estoque das concessionárias carros 0km, ano-modelo 2023, eles não entram nessa nova obrigatoriedade. Essa nova obrigatoriedade era para ter começado a entrar em vigor no começo de 2022, mas como o cenário mundial era a pandemia de Covid-19, o Governo Federal adiou o início do projeto até agora. Modelos que possuam a capacidade para mais de 8 passageiros, ônibus, caminhões vão poder adotar essa nova norma a partir de 1° de janeiro de 2025.

Carros como Renault Stepway tanto 1.0 quanto 1.6 equipados com transmissão manual, Fiat Mobi, Argo e Cronos devem receber o controle de estabilidade e os novos itens de série muito em breve. A luz de condução diurna também será obrigatória. Elas não precisam conter lâmpadas de LED e precisam estar ligadas sempre que o modelo estiver ligado.

- PROPAGANDA -

Alertas precisam vir e impacto lateral será necessário

Passa a vigorar também o teste de impacto lateral para os modelos que forem homologados no mercado. Esse impacto serve para as montadoras avaliarem o nível de segurança no caso dos impactos laterais na carroceria dos seus carros. Outras novidades obrigatórias são os alertas para avisar que os cintos de segurança não foram afivelados, esse item já vigora a partir deste ano e vale para carros, caminhões, vans e outros modelos.

Além do alerta dos cintos de segurança, controle de estabilidade e mais itens, o alerta de frenagem passa a ser item de série. Ele é um dispositivo que liga automaticamente o pisca-alerta ou pisca as luzes de freio para orientar o motorista que vem atrás. O Governo Federal está tão rigoroso com essas novas normas que até repetidor de seta nos retrovisores ou para-lamas passará a ser obrigatório nos carros ano-modelo 2024.

Auto Mais