Desenvolvido com foco nas Américas, em especial EUA e Brasil, o Volkswagen Taos nunca foi um sucesso. O SUV médio da marca alemã vende abaixo do esperado em todos os países em que é comercializado, enfrentando um cenário nada favorável tanto aqui, quanto na terra do Tio Sam.
O fechamento de vendas de 2023, revelou que o Volkswagen Taos teve 58.890 unidades emplacadas nos EUA. Isso fez dele o SUV menos vendido da marca no país, exatamente como no Brasil. Por lá, a marca tem o Tiguan como campeão com 76,228 unidades vendidas e o Atlas com 60.859 unidades.
Já aqui no Brasil, segundo a Fenabrave, fechamos o ano com 72.440 T-Cross vendidos, seguido por 52.103 Nivus, enquanto o Taos teve 15.986 unidades vendidas. Proporcionalmente, o Taos vai pior no Brasil do que nos EUA. Vale lembrar que o Tiguan por aqui voltou na virada do ano.
O caso de Corolla Cross e Compass
Já comparado aos concorrentes diretos, a situação também não é boa. O Toyota Corolla Cross fechou 2023 vendendo 64.090 unidades nos EUA, enquanto no Brasil foram emplacados 42.070 unidades. Já o Compass fez 59.106 unidades aqui, enquanto lá ficou com 51.293 unidades.
É interessante notar que o volume de vendas do Compass e do Corolla Cross é parecido no Brasil e nos EUA, mesmo que o mercado estadunidense seja muito maior. Outro ponto é que o Compass perdeu para o Corolla Cross em 2023. Ambos, entregando, estão longes do líder da categoria.
Mudanças para o Taos
Para tentar animar as coisas um pouco nos EUA, a imprensa local já fala sobre a reestilização do modelo. Tanto lá como cá, o SUV médio receberá nova dianteira com visual mais agressivo, traseira revista e interior com acabamento melhorado — hoje sua maior crítica.
É esperado que o modelo adote no Brasil motor 1.5 eTSI quatro cilindros turbo semi-híbrido. O propulsor ganha um pequeno motor eletrico trabalhando junto do sucessor do 1.4 TSI para diminuir seu esforço e economizar gasolina. Contudo, não é capaz de fazer o carro rodar sozinho.
Auto Mais