Para o concreto colorido, é preciso um tipo específico de cimento ou de areia, como no caso do concreto branco, ou então a adição de um pigmento próprio para obter a cor desejada. O uso pode ser estrutural ou decorativo, mas em qualquer caso deve ser buscada uma empresa especializada na aplicação, já que é muito difícil realizar os testes para encontrar a proporção ideal entre a quantidade de pigmento e a quantidade de água da mistura.
“Para entender esta dificuldade, basta imaginar o que acontece quando você mistura meio litro de água a um litro de tinta vermelho escuro, e obtém uma tinta cor de tomate. Em outro litro da mesma tinta, se você adicionar um litro cheio de água, a cor resultante será rosada, bem mais clara”, exemplifica Gabriel Regino, assessor em concreto aparente com valor arquitetônico da Tresuno.
Preparo do concreto colorido
A Engemix, uma das empresas do mercado que fornece o material, trabalha em duas etapas. A primeira se dá durante o desenvolvimento do traço do concreto, que deve ter a dosagem da água e do cimento controlada até o fim do processo, para assegurar a reprodução da cor. A outra, diz respeito à adição do pigmento, que deve ser inerte, insolúvel e ter alto poder de tingimento. A mistura é feita em caminhão betoneira.
Cores
A variedade de cores e tons é grande (verde, vermelho, azul,entre outras) e é importante saber qual a origem do pigmento usado – se ele é orgânico ou inorgânico, ou ainda qual vai ser seu comportamento quando exposto aos raios ultravioletas do sol.
Os pigmentos mais utilizados na mistura são os inorgânicos, à base de óxido de ferro e de cromo. São eles que permitem as variações de tonalidades e proporcionam maior durabilidade. Os orgânicos, por sua vez, têm desempenho inferior e consomem mais material. Deve-se ressaltar que a adição de pigmentos inorgânicos deve corresponder de 1% a 7% sobre o peso do cimento no traço. Acima de 10% pode causar problemas quanto à durabilidade e à resistência do concreto.
A Engemix formula a cor solicitada no projeto em laboratório, onde realiza um experimento para identificar a verdadeira tonalidade após o endurecimento do concreto e as reações do cimento. A verificação da cor por parte do cliente é importante a fim de evitar divergências entre o especificado e o entregue.
Uso do concreto
Antes de utilizar o concreto colorido, é importante saber todas as suas vantagens e desvantagens. Uma delas requer estar atento ao custo, que, pela personalização, pode ser até três vezes maior em relação ao concreto convencional. Mesmo sendo um pouco mais caro, o uso do concreto colorido pode otimizar uma das etapas da obra: a do revestimento. Isso faz com que o tempo da obra diminua e a quantidade de materiais utilizados também, amenizando, então, o custo final. O concreto colorido aparente, sem qualquer revestimento, como pastilhas ou pintura, apresenta maior durabilidade, pois diminui a necessidade de manutenção. Uma das vantagens em utilizar o material são: boa resistência contra a poluição, ação solar e demais intempéries.
Mapa da Obra