Da cozinha, passando pelos quartos e chegando à sala: a decoração clean nos permite fazer esse trajeto sem medo e ainda nos proporciona uma sensação de limpeza e organização. Isso porque ela é prática, dinamiza o ambiente e dá uma visual relaxante à casa, características ideias para quem gosta de minimalismo e ao mesmo tempo evita acumular objetos.
No entanto, como todo estilo de decoração, é preciso tomar alguns cuidados. Reparar e combinar detalhes, cores e iluminação pode trazer o efeito leve e funcional desejado.
Quer saber como fazer isso? Acompanhe este texto e conheça 5 dicas para aplicar o estilo clean em toda a sua casa. Confira!
1. Amplie a iluminação
A iluminação da decoração clean é generosa e marcante. As sombras devem ser eliminadas o máximo possível, deixando tudo com uma boa incidência de luz.
Dessa forma, o ideal é utilizar cortinas de tecidos leves e de tonalidades claras. Isso garante que a iluminação fique uniforme principalmente quando a fonte de luz é natural. Durante a noite, é recomendável o uso de lâmpadas de LED brancas, partilhadas no ambiente com spots e luminárias.
2. Use tapetes básicos
Você achava que tapetes não combinariam com uma decoração clean? Isso depende dos detalhes. De fato, tapetes felpudos e com cores muito fortes pode deixar o ambiente um pouco carregado. Sendo assim, opte por tapetes lisos, retangulares e com cores claras, que caem super bem neste estilo de décor.
3. Decore a casa com objetos funcionais
Um ambiente clean carrega também o sinônimo de funcionalidade. Os objetos da decoração devem ir além de enfeites: eles devem ser úteis. É o caso de investir em nichos para guardar livros ou bebidas, painéis de acrílico para revistas e mesa de centro organizadora. Tudo de acordo com a elegância e leveza da decoração clean.
4. Utilize tons neutros e claros
As cores são outras características marcantes de uma decoração clean. As tonalidades neutras e claras são essenciais, tanto para as paredes quanto para os móveis. Essas cores sugerem uma ideia de limpeza e até mesmo dão a impressão que os cômodos são maiores.
Dessa forma, aproveite os tons de bege, branco, palha e areia. Esses podem se combinar harmoniosamente sem muita preocupação.
5. Disponha quadros de molduras padronizadas
O estilo clean realmente não combina com excesso de elementos decorativos. Porém, isso não quer dizer que você deve deixar de lados os quadros ou porta-retratos. Você pode organizar na parede da sala ou do quarto molduras de suas fotos ou figuras que gosta mais.
Contudo, é preciso que essas molduras tenham uma unidade estética, ou seja, não é interessante misturar esculturas de diferentes formas e cores. Prefira padronizar as tonalidades e arranjos. Se quiser, você pode incluir espelhos: eles dão uma cara super clean ao ambiente!
Essas foram algumas dicas para aplicar a decoração clean na sua casa. Abuse da criatividade para combinar os elementos e acrescente de maneira sutil os objetos que se destacam. Não se esqueça de planejar bem os detalhes antes de comprar os elementos para a sua decoração, além de experimentar cores e combinações possíveis.
Casoca