Novo Renault Logan recebe motor 1.0 turbo e enfrenta indefinição no Brasil

0
174

A Renault escolheu a Turquia para começar as vendas da nova geração do Logan que, além de ter sido reestilizado, pode vir ao Brasil com seu novo nome.

Agora chamado de Taliant no velho continente, o carro que representa a segunda geração do sedã desenvolvido pela Dacia — fabricante romena ligada à Renault — deve chegar ao mercado brasileiro para brigar com Chevrolet Onix Plus e VW Virtus no segmento de sedãs compactos.

No visual, o Taliant tem traços semelhantes ao Captur 2021. Os novos faróis duplos de LED complementam o capô com vincos. O modelo será um pouco maior que o Logan atual. Com aproximadamente 4,40 m de comprimento, 2,65 m de entre-eixos, 1,85 m de largura e 1,5 m de altura, o sedã é feito sobre a nova plataforma modular CMF-B, também utilizada nos Renault Clio e Captur europeus.

- PROPAGANDA -

O Taliant conta com motor 1.0 aspirado de 65 cv, em sua versão de entrada. A outra opção de motor é 1.0 turbo, que chega a 90 cv. Ambas as versões utilizam um câmbio manual de 5 marchas.

As versões mais caras têm opção de câmbio automático CVT com simulação de seis marchas. Na Turquia, a montadora francesa ainda disponibiliza uma versão a gás natural, com cerca de 100 cv.

Entre os itens de série há controle de estabilidade com assistente de partida em rampa, frenagem automática de emergência (AEB), direção elétrica e ar-condicionado. As versões mais equipadas do Taliant passam a oferecer também ar-condicionado digital, apoio de braço central, mesa dobrável para os bancos traseiros, sensor de chuva, volante em couro, vidros traseiros elétricos e central multimídia de 8 polegadas com Apple CarPlay.

A versão de entrada conta apenas com o aplicativo “R and Go”, que utiliza o smartphone do motorista como tela de configuração, similar ao que a Fiat tentou fazer com o Mobi no Brasil por alguns anos.

Ainda é possível adicionar ao carro opcionais como câmera de ré, central multimídia de 8 polegadas com Apple CarPlay sem fio e navegação por GPS, chave presencial, freio de estacionamento eletrônico, rodas de liga leve de 18 polegadas, sensor de estacionamento dianteiros e alerta de veículo no ponto cego.

Na Turquia, em que os impostos sobre veículos são altamente elevados, o modelo chega a custar 212.900 liras — aproximadamente R$ 136 mil, na cotação atual. Porém, para concorrer com o Onix Plus e Virtus, o preço não deve chegar a esse patamar.

Apesar de já ter sido apresentado na Europa, ainda não há previsão para que o Taliant — ou Logan, caso o nome atual seja mantido — desembarque por aqui. A expectativa é que o sedã chegue ao Brasil a partir de 2022.

Autoesporte