Experiências imersivas prometem encantar os visitantes no Salão do Turismo

0
66

Já pensou em fazer um voo de asa delta? Ou talvez mergulhar pelas águas cristalinas de Bonito (MS)? Ou ainda conhecer as trilhas do Brasil, do Oiapoque (AP) ao Chuí (RS)? Esses são apenas alguns dos atrativos que poderão ser encontrados no espaço “Vitrine Brasil”, durante o 8º Salão do Turismo, que acontecerá no Rio Centro, no Rio de Janeiro, entre os dias 8 e 11 de agosto.

Experiências imersivas do segmento de turismo de aventura estarão disponíveis para o público ter o gostinho de como os destinos brasileiros podem oferecer uma variedade de atrações. Geoparques, ecoturismo e parques temáticos estarão reunidos em um espaço de exploração e conhecimento.

O Ministério do Turismo, em parceria com o Ministério do Meio Ambiente, a Rede Trilhas e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) vão levar essas e muitas outras experiências aos visitantes. O objetivo é apresentar ao público a variedade de atrativos que o país possui, destacando como o setor pode estar alinhado a proteção ambiental e a ações de sustentabilidade.

- PROPAGANDA -

Estarão presentes no espaço os seis geoparques brasileiros que atualmente fazem parte da rede global da Unesco: o Quarta Colônia, o Caçapava do Sul e o Caminhos dos Cânions do Sul, todos estes localizados no Rio Grande do Sul, o Araripe (CE), o Seridó (RN) e o Uberaba (MG), último geoparque brasileiro a receber a chancela da Unesco. Além desses, o aspirante à chancela, Costões e Lagunas (RJ) também mostrará seu potencial turístico. Todas as unidades possuem o compromisso de proteger o patrimônio natural, cultural e imaterial da área por meio de um turismo sustentável e consciente.

Além da exploração arqueológica, uma área dedicada a palestras e à troca de ideias também está reservada. Nela, profissionais do setor irão discutir como o segmento pode acompanhar as tendências do turismo atual, atraindo investimentos e promovendo a geração de emprego e renda de forma sustentável.

RETOMADA – Após 12 anos, o Salão do Turismo voltou a acontecer em dezembro de 2023, em Brasília (DF), e superou as expectativas, reunindo mais de 37 mil pessoas. As cinco regiões do Brasil estiveram no evento, promovendo suas belezas naturais, culturais e históricas. Os 26 estados e o Distrito Federal trouxeram a combinação do que há de melhor para a formação da cultura de viagens no Brasil no espaço que contou com a apresentação de 758 experiências.

Outras 14 atividades do Núcleo de Conhecimento também movimentaram o público, entre oficinas, palestras, reuniões, painéis e mesas redondas. Grupos regionais de música e danças típicas brasileiras, além de shows com artistas renomados complementaram a programação que marcou a retomada desse evento que é a vitrine do turismo nacional.

Por Fábio Marques – Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo