Com 6,6 pontos, Prudente fica acima da média nacional do Ideb

0
69

Presidente Prudente ficou acima das médias nacional e estadual no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2023, principal indicador da qualidade da educação do país.

A cidade alcançou 6,6 pontos nos anos iniciais do ensino fundamental – que são de competência municipal -, o que representa um aumento de 0,6 ponto em relação ao levantamento anterior, atingindo a meta definida para o período.

O indicador coloca a rede municipal de ensino à frente da média nacional, que foi 6,0, e também supera a média estadual, que alcançou 6,5, considerando somente os anos iniciais do ensino fundamental.

- PROPAGANDA -

A primeira é do Distrito

Em Prudente, o melhor Ideb foi conquistado pela Escola Pioneiro Ettore Marangoni, que fica em Montalvão. Com 7,8, esta é a primeira vez que uma unidade localizada em um distrito de Prudente alcança o topo do ranking, embora a EM Ettore sempre tenha figurado entre as notas mais elevadas.

Completam as cinco primeiras da lista a Escola Municipal João Sebastião Lisboa (7,5), Francisca de Almeida Góes Brandão (7,3), Coronel José Soares Marcondes – Bosque (7,3) e Professora Rosana Negrão Freitas dos Santos (7,2).

“É um resultado que demonstra que estamos no caminho certo em relação ao aprimoramento da qualidade da educação municipal. O município conseguiu reverter a queda brusca registrada no último Ideb, que havia sido fortemente impactada pela pandemia, a exemplo do que ocorreu em praticamente todos os municípios brasileiros”, comenta a secretária municipal de Educação, Marta de Andrade Primo Mendes de Oliveira.

Segundo ela, algumas medidas tomadas culminaram na melhora do índice. “Entre elas, está a criação do Sarem, uma avaliação aplicada duas vezes ao ano para estudantes de primeiros e segundos anos, com o objetivo de nortear a revisão e a formulação de estratégias relacionadas ao processo de ensino e aprendizagem, ao uso de recursos e à formação de profissionais da educação”.

“Além ainda da criação do Projeto de Apoio Pedagógico e Intensificação de Aprendizagens, que visa fomentar a melhoria do processo de aprendizagem dos estudantes de 1º ao 5º ano do ensino fundamental, por meio de ações de apoio pedagógico para alunos com defasagem escolar”, finaliza.

Nem tudo vai bem…

Além do índice dos primeiros anos do ensino fundamental (1º ao 5º ano), que são competência municipal, também foram divulgados os índices dos anos finais do fundamental (6º ao 9º ano) e do Ensino Médio, ambos sendo responsabilidade do Governo do Estado de São Paulo.

As notas obtidas por Prudente foram de 5,1 e de 4,3, respectivamente. Desta forma, a cidade acompanhou as médias estadual (5,1 e 4,2) e nacional (5,0 e 4,3).

Portal Prudentino