Região de PP entra em alerta de risco elevado de incêndios florestais

0
44

O Centro de Gerenciamento de Emergências da Defesa Civil do estado (CGE) emitiu alerta, nesta segunda-feira (19), sobre o risco de incêndios florestais na região de Presidente Prudente. O ponto crítico está previsto para toda a semana.

Segundo o meteorologista do CGE, Willian Minhoto a umidade relativa do ar poderá atingir níveis críticos ao longo do dia.

Cm exceção do Litoral Paulista, todo o Estado atingirá níveis abaixo dos 20% de umidade relativa do ar. As temperaturas também subirão bastante.

- PROPAGANDA -

Atualmente, quase todo o Estado está em estado de emergência. Como forma preventiva, a Defesa Civil disparou mensagens de alerta por celular a moradores das regiões da Capital, Região Metropolitana de SP, Araçatuba, Araraquara, Barretos, Bauru, Campinas, Franca, Itapeva, Marília, Presidente Prudente, Registro, Ribeirão Preto, São Jose dos Campos, São Jose do Rio Preto e Sorocaba.

Operação SP Sem Fogo

A Operação SP Sem Fogo está desde junho na fase vermelha, em que as ações de prevenção e combate a focos de incêndio é intensificada. O reforço nas ações ocorre durante o período mais seco do ano, que vai até outubro.

A recomendação para toda a população é que sejam adotadas medidas de prevenção contra queimadas e incêndios florestais, tais como:

    Não solte balões. Balões que usam fogo podem provocar incêndios florestais;

    Evite acender fogueiras, especialmente próximo às matas e florestas;

    Não utilizar o fogo para fazer limpeza de terrenos ou queimar lixo;

    Faça descarte adequado de seus resíduos;

    Faça queima controlada somente quando permitido e com autorização da Cetesb;

Em propriedades rurais, construa e mantenha aceiros limpos para evitar a propagação do fogo, principalmente próximo às estradas e rodovias e às áreas florestais;

Cadastre-se para receber os alertas da Defesa Civil no seu celular. Basta enviar um SMS com o seu CEP para o número 40199.

Portal Prudentino