Ainda que esteja investindo forte em eletrificação com a estreia do EV5 e do EV9 (chega em dezembro), a Kia não vai abandonar os modelos a combustão. Prova disso é que no ano que vem o Kia Sorento volta, dessa vez em nova geração, reestilizado e com motor diesel combinado a tração 4×4.
Quando abandonou o Brasil em 2020, o Kia Sorento trazia motores gasolina somente, tendo como opção um V6 3.5 e um 2.4 quatro cilindros, ambos com tração 4×4. A motorização diesel foi oferecida somente na primeira geração, quando ele contava com um 2.5 quatro cilindros turbo. Agora, ele voltará a usar esse tipo de combustível.
José Luiz Gandini, presidente da Kia no Brasil, confirmou ao Auto+ que o novo Kia Sorento estará presente no nosso mercado a partir de 2025. Por conta do posicionamento do SUV médio quase grande, o motor diesel foi o escolhido. É um importante diferencial visto que os rivais diretos são gasolina ou, no máximo, híbridos.
Que motor ele usa?
Lá fora, o Kia Sorento conta com um 2.2 quatro cilindros turbo diesel de 202 cv e 45 kgfm de torque. Ele é combinado a uma transmissão automatizada de dupla embreagem com oito marchas e tração nas quatro rodas. Como resultado, o SUV acelera de 0 a 100 km/h em 9,2 segundos e tem velocidade máxima de 205 km/h.
Renovado em 2023, o Kia Sorento chegará ao Brasil com frente inspirada nos modelos elétricos da marca sul-coreana. A frente é destacada pelos faróis verticalizados full-LED integrados à grade frontal por uma extensão visual. Na traseira, as lanternas são divididas em duas partes e são elegantes.
Já a cabine traz central multimídia integrada ao painel de instrumentos totalmente digital. O console central é alto e traz elegância para a cabine. Há espaço para sete pessoas, além de um porta-malas grande. A quarta geração do Kia Sorento é fabricada na Coreia do Sul, Estados Unidos, Vietnã e Malásia. Ainda não se sabe de onde ele virá ao Brasil.
Auto Mais