Região segue em alerta de incêndios

0
63

Com temperaturas beirando 40ºC, o alerta de risco elevado de incêndios foi renovado para a região de Presidente Prudente até o próximo sábado (14). Diante da secura extrema, a Diocese convocou o clero para celebrações de missas rogando por chuva. Uma escola municipal teve que ser evacuada devido à invasão de fumação após fogo em um terreno vizinho.

Segundo a Defesa Civil do Estado, por meio do Centro de Gerenciamento de Emergências, os próximos dias serão dominados por um clima seco e estável. Sem previsão de chuvas, a atenção se volta para a elevação gradual das temperaturas, que trarão sensação de calor e ambiente abafado.

Em Presidente Prudente, os termômetros podem registrar temperaturas máximas de 39ºC com umidade relativa do ar abaixo dos 25%.

- PROPAGANDA -

Escola evacuada

A Escola Municipal Ivo Garrido, localizada no Residencial Jardim Mediterrâneo, teve as aulas do período da tarde suspensas após incêndio atingir um terreno baldio ao lado da unidade.

A fumaça tomou conta das salas de aula, o que forçou a direção a evacuar o prédio por medida de segurança. Ninguém ficou ferido ou precisou de atendimento médico durante a ocorrência, que foi atendida pelo Corpo de Bombeiros.

‘Unidos em oração’

Diante da prolongada seca que afeta a região, a Diocese de Presidente Prudente convocou os padres para a celebração de missas para pedir a ‘bênção da chuva’.

A celebração deve ocorrer na igreja matriz de cada paróquia. “A iniciativa visa unir a comunidade católica em oração, confiando em Deus para que envie chuvas abundantes e tranquilas, como sinal de sua graça”, diz o bispo Dom Benedito Gonçalves dos Santos.

O bispo destaca que o ato de pedir a bênção da chuva é um gesto de fé, assim como qualquer outra súplica por necessidades individuais ou coletivas. “Rezar pela chuva não é superstição, mas um pedido de confiança ao Pai, Criador e Redentor”, afirma.

“Além da Santa Missa, os fiéis são convidados a meditar os mistérios do Santo Rosário (Terço) em conjunto com os movimentos, pastorais e serviços das paróquias e comunidade”, fala.

Estado prorroga fechamento de parques

O Governo de São Paulo prorrogou o fechamento de 81 Unidades de Conservação do Estado, entre elas o Parque Estadual Morro do Diabo, em Teodoro Sampaio. A decisão foi tomada devido à continuidade das condições climáticas de risco nos próximos dias.

Os parques estão fechados desde o dia 1º para proteger a população e manter foco total na prevenção a incêndios nessas áreas de preservação. Além do Morro do Diabo, estão na lista o Parque Estadual Aguapeí, em Junqueirópolis; e o Parque Estadual Rio do Peixe, entre Dracena a Piquerobi.

Portal Prudentino