Aumento de premiados pela Green Destination reconhece o esforço brasileiro por estruturar destinos sustentáveis

0
41

O crescimento dos locais reconhecidos no Brasil pela prestigiada organização holandesa Green Destinations por boas práticas em responsabilidade e sustentabilidade confirma o esforço do Governo Federal em estimular o turismo sustentável. Este ano, a organização premiou 14 destinos nacionais no concurso anual TOP 100 Stories, que acontece desde 2014. É o melhor desempenho do Brasil, superando o ano de 2022, quando foram premiadas 10 cidades.

A edição 2024 contou com mais de 190 histórias inscritas de 90 países, e os eleitos se destacam em critérios como soluções inovadoras e responsáveis para superar os desafios da gestão turística, com ênfase em áreas como educação, preservação ambiental e inclusão social.

“O Brasil tem um enorme potencial para desenvolver o turismo sustentável e temos incentivado que as cidades ofereçam opções de forma responsável, com a adoção de práticas que estimulem o consumo consciente, gerando desenvolvimento, renda, empregos, mas também respeitando a nossa diversidade natural, histórica e cultural, que são os nossos maiores ativos”, ressaltou o ministro do Turismo, Celso Sabino.

- PROPAGANDA -

No resultado divulgado em evento online da Conferência Global Green Destinations 2024, estão seis locais do estado de Santa Catarina (Bom Jardim da Serra, Bombinhas, Itá, Penha, Rota do Enxaimel e Treze Tílias); três do Rio Grande do Norte (Santa Cruz, São Miguel do Gostoso e Tibau do Sul); três de Pernambuco (Fernando de Noronha, Sirinhaém e Tamandaré), além de Barão de Cocais (MG) e Bodoquena (MS).

Além da importante visibilidade internacional por suas iniciativas, os 14 destinos brasileiros que integram o TOP 100 Stories irão concorrer ao cobiçado Green Destinations Stories Awards. A premiação será na ITB Berlin 2025, a maior feira de turismo do mundo, em Berlim, na Alemanha.

PESQUISA – Cada vez mais as pessoas buscam locais que oferecem atrativos sustentáveis para fazer turismo. Segundo antecipado pela pesquisa “Tendências de turismo: comportamento da população brasileira 2023”, realizada pelo Ministério do Turismo (MTur) no início do ano, a opção de viagem com destinos de “natureza/ecoturismo” estava no radar de 27% dos entrevistados, ocupando a segunda posição entre os preferidos e perdendo apenas para os de sol e praia, que ocuparam a primeira posição, com 59% dos que participaram do estudo.

Somadas as opções de “natureza/ecoturismo” com a de “turismo de aventura”, por exemplo, o número sobe para 43%, confirmando que os municípios, cada vez mais, estão apostando suas fichas no turismo de aventura, investindo no incentivo a opções que respeitam a natureza e adotando práticas ambiental e socialmente justas, integrando, em muitos casos, guias locais e turismo de base comunitária.

Entre os premiados no “TOP 100 Stories”, por exemplo, a ilha de Fernando de Noronha (PE) também aparece na primeira posição entre os destinos de natureza mais sonhados para 2024, na preferência de 6,9% dos entrevistados, e na segunda posição geral como plano de viagem, colado na cidade de Salvador (BA), que apareceu na primeira posição no levantamento.

O estudo do MTur, realizado pelo Instituto de Pesquisa de Reputação e Imagem (IPRI), ouviu 2,2 mil pessoas nas 27 Unidades da Federação (UFs).

HISTÓRIAS SUSTENTÁVEIS – O reconhecimento global é uma oportunidade para que os destinos compartilhem suas histórias de sucesso. No concurso da Green Destinations, Noronha apresentou seu projeto ‘Noronha Plástico Zero’, que visa eliminar o plástico descartável e promover a conscientização ambiental na ilha. Iniciativa semelhante foi apresentada na parceria entre os Parques Eco Serrana e Serra da Bodoquena, na igualmente premiada Bodoquena (MS), que trabalha para expandir o ecoturismo e promover ações de preservação na região.

Além do foco na preservação ambiental, o desenvolvimento local e a geração de emprego e renda também inspiram outros municípios. Em Penha (SC), o circuito de trilhas ‘Caminhos do Pescador’ conecta turistas à história dos pescadores locais, enquanto os festivais da Quitanda e da Goiaba, em Barão de Cocais (MG), celebra a tradição das quitandas mineiras; e a Feira Agroecológica e de Economia Solidária de São Miguel do Gostoso (RN) promove a agricultura e o artesanato, além do empoderamento de mulheres.

EDIÇÃO DE 2023 – No ano passado, nove destinos brasileiros entraram para o TOP 100 Stories, rendendo ao município de Tibau do Sul (RN) o 1º lugar na 10ª edição da Green Destinations Story Awards, na categoria Comunidades Prósperas. A história ‘O Sorriso das Ostras’, sobre a criação da Associação dos Produtores de Ostras do Rio Grande do Norte (Aproostras), deu destaque ao local.

A ORGANIZAÇÃO – A Green Destinations foi fundada em 2014 com objetivo de apoiar destinos e empresas a adotarem práticas mais responsáveis, por meio de um programa abrangente de certificação, relatórios de avaliação e ferramentas de suporte. No Brasil, o Instituto DEL é o parceiro responsável pela operação desse programa e pela promoção do turismo sustentável no país.

Por Cléo Soares – Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo