Tipos de escadas e como escolher o modelo certo para o seu projeto

0
73

Presentes em muitas casas, apartamentos e estabelecimentos comerciais, as escadas são utilizadas para fazer a ligação entre níveis diferentes de uma habitação. E além da parte funcional, ela também funciona como um elemento de grande destaque no ambiente, sendo essencial para composição da decoração do espaço.

Atualmente, é possível encontrar diversos tipos de escadas, e é preciso considerar alguns aspectos muito importantes para escolher o melhor modelo para o seu projeto, que vão desde o formato ideal até a escolha do material mais adequado.

Pensando nisso, preparamos esse post com diversas dicas úteis para ajudá-lo a fazer a melhor escolha. Confira!

- PROPAGANDA -

Principais formatos de escadas

Existem diversos formatos de escadas residenciais disponíveis no mercado e para escolher a melhor opção para a sua casa, é preciso, antes de tudo, analisar o espaço disponível no ambiente. Veja mais sobre eles:

Como o próprio nome sugere, esse tipo de escada segue um único lance em linha reta e é indicada para ambientes amplos e lineares, pois exigem um espaço razoável para a sua instalação. Em compensação, ela também oferece um espaço livre na parte debaixo, que pode ser aproveitado como despensa, biblioteca, escritório e até um mini bar ou adega.

Escada em L

Além de proporcionar um belo efeito visual, as escadas em L também aproveitam melhor o espaço disponível e, por isso, são ótimas para ambientes menores.

Como o próprio nome indica, a escada muda de direção e segue outro lance em linha horizontal, criando o formato da letra L e, na maioria das vezes, são construídas em cantos da parede.

Escada caracol

Composta por uma coluna central que sustenta todos os degraus que a circulam, a escada caracol é a melhor opção para ambientes pequenos. Sem exigir muito espaço para a instalação, ela pode ser construída em vão redondos, quadrados, em ambientes externos e internos ou, até mesmo, no centro de um cômodo.

Escada em U

Assim como as escadas em L, esse modelo também muda de direção, no entanto, em vez de realizar uma curva acentuada num estilo horizontal, ela interrompe o caminho e retorna para o sentido inicial, assim, os lances são conectados por um patamar e seguem direções opostas, criando o formato da letra U.

Escada circular

A escada circular também apresenta curvas, porém, ao contrário da caracol, ela não segue um eixo central; seus lances e degraus mudam de direção de maneira aleatória, compondo caminhos sinuosos de modo suave.

Em função dessas características, ela é indicada apenas para ambientes amplos e com o pé direito alto.

Materiais para escada

Madeira, vidro, concreto, cerâmica, inox, ferro… Existe uma infinidade de materiais para escadas. Para escolher o ideal, você deve levar em consideração – além da aparência, claro – a qualidade, durabilidade e resistência do material.

Clássica e sofisticada, a madeira é extremamente resistente e durável, podendo sobreviver por anos em ótimo estado. Para garantir a sua longevidade, recomenda-se madeiras duras e estáveis, como a Cumaru, Jatobá ou Garapeira.

Já as escadas desenhadas com concreto são muito resistentes e garantem uma excelente durabilidade. Podem ser revestidas com cerâmica ou porcelanato, através de estilos e cores diferentes dos utilizados nos pisos da casa, garantindo assim maior destaque e sofisticação para a escada.

A escada metálica possui todos os seus componentes em ferro ou inox. Você pode utilizar apenas a sua estrutura metálica ou então revestir os degraus com madeira, mármore, granito, vidro etc.

Pense no corrimão

Além de ser um item de segurança obrigatório, o corrimão também é um elemento muito importante para o design da escada e para a decoração do espaço, por isso é preciso escolhê-lo com muito cuidado.

As opções em inox e vidro são excelentes para quem deseja um visual mais clean e despojado, enquanto a madeira é mais indicada para decorações rústicas e mais aconchegantes.

Casa & Construção