SUV do Fiat Argo terá tecnologias inéditas, mas o menor entre-eixos do segmento

0
245

A Stellantis continua revelando mais detalhes de seu próximo SUV, o Progetto 363. Nesta quarta (26), a Fiat adiantou mais detalhes de equipamentos que o compacto irá receber. Ainda sem nome oficial, o carro derivado do Argo se aproveita de melhorias feitas na plataforma para adotar itens inéditos no segmento, como assistente de manutenção de faixa.

O recurso já equipa a nova Toro e demanda uma câmera no topo do para-brisas para funcionar, conforme antecipado por Autoesporte. A coluna e caixa de direção do 363 também são diferentes em relação ao Argo.

Na apresentação a Fiat também revelou um ponto crítico do carro: o entre-eixos, índice que ajuda a indicar o espaço interno, especialmente no banco traseiro. E os 2,532 metros acabam posicionando o 363 abaixo de seus principais concorrentes diretos.

- PROPAGANDA -

A medida é somente 1,1 cm maior que o entre-eixos do Argo, diferença que pode ser creditada pela nova suspensão dianteira e traseira (ainda com McPherson na frente e eixo de torção atrás). A Fiat, que considera a base do SUV uma plataforma inédita, também destacou que o 363 terá novos bancos, que podem oferecer um ganho extra na cabine.

A questão da plataforma, inclusive, acendeu uma polêmica da fabricante junto à imprensa. A Fiat alega que a base do SUV, chamada de MLA, recebeu mudanças suficientes para ganhar outro nome. A tática segue o conceito da marca junto a outros modelos: pela Stellantis, Argo, Cronos e Strada têm cada um uma plataforma própria.

Isso destoa da política da própria empresa, que considera a CMP, plataforma modular desenvolvida pela antiga PSA, uma mesma base sem levar em consideração se é feito sobre ela um SUV médio (Citroën C4) ou um hatch compacto (Opel Corsa). E, apesar de ser considerada pela marca como uma plataforma nova, a MLA não é modular como a MQB do rival Volkswagen Nivus.

O SUV recebeu diversas melhorias estruturais, como novas travessas no assoalho, seção frontal e parede corta-fogo. A Fiat, porém, afirmou que o 363 pode manter peças visuais do Argo. Outros argumentos usados pela empresa estão na nova interface eletrônica, incluindo o multimídia Connect Me com acesso à internet e o inédito motor 1.0 Turbo.

Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.

Autoesporte