Antes de decidir entre construir ou reformar, é importante avaliar suas necessidades e o orçamento disponível. Tanto a construção quanto a reforma têm vantagens e desafios que variam conforme a situação e o imóvel.
Vale mais a pena construir ou reformar?
Em primeiro lugar, construir significa criar uma estrutura nova em um terreno vazio. Já reformar envolve o processo de modificar uma estrutura existente para atender às novas necessidades e preferências.
Então, se você quer saber se vale mais a pena construir ou reformar, será necessário calcular o orçamento disponível, considerar a estrutura do imóvel já construído e as modificações necessárias para a obra.
No entanto, a dica mais importante é que, antes de tomar essa decisão sozinho, você pode contar com a ajuda de um engenheiro civil, por exemplo. Esse profissional é capaz de avaliar a estrutura do imóvel existente e de sinalizar se vale mais a pena reformá-lo ou investir em um terreno.
Os recursos que você dispõe podem determinar que é mais vantajoso construir. Agora, se o orçamento for mais limitado e a estrutura do imóvel já construído estiver boa, uma reforma poderá ser suficiente para elevar o padrão da residência.
O que é mais barato: reformar ou construir?
Ao construir ou reformar um imóvel, é importante considerar todas as despesas envolvidas, como: materiais de construção, mão de obra, taxas, compra do terreno. Ao optar por construir, existe uma situação que pode aumentar os custos totais da obra: a aquisição do terreno. Caso precise comprar, esse valor precisa ser incluído no orçamento. Agora, se você já tiver o terreno, isso com certeza irá reduzir os custos iniciais.
Quanto aos materiais e mão de obra, o mais comum é que a construção de uma nova casa envolva gastos mais elevados com materiais de construção e mão de obra qualificada. Afinal, será necessário comprar e construir tudo do zero. Nesse sentido, a depender da complexidade dos reparos, pode ser mais barato reformar.
“É recomendado reservar cerca de 20% do valor total do projeto para imprevistos”, aconselha o arquiteto e gestor de acabamentos da Panorama, Cesar Braz. “É importante fazer vários orçamentos e comparar os preços, avaliar as condições de pagamento e a qualidade dos produtos e serviços oferecidos”, sugere.
Valorização do Imóvel
Considere o valor que cada opção pode agregar ao seu imóvel. Em alguns casos, uma reforma bem planejada e executada pode aumentar significativamente o valor da casa ou apartamento. Da mesma forma, uma nova construção com novas tecnologias de construção pode representar um preço mais elevado no mercado imobiliário.
Como usar o FGTS para construir ou reformar?
O Fundo de Garantia por Tempo de Serviço só poderá ser utilizado para construir um imóvel caso esteja vinculado a um financiamento. Para quem quer usar o saldo do FGTS para construir uma casa em um terreno, a boa notícia é que o valor pode ser usado como entrada do financiamento.
Saiba que a Caixa Econômica Federal não autoriza o uso do FGTS para reformar, ampliar ou melhorar um imóvel já construído. Os recursos apenas podem ser utilizados para aquisição da casa própria, aquisição em terreno em construção ou construção em terreno vazio.
Consulte profissionais
Não subestime a importância de consultar profissionais qualificados da área de engenharia e arquitetura. Eles podem oferecer dicas valiosas para ajudar na sua decisão.
G1