Ministério do Turismo lança edital para contratação de consultoria em Turismo de Observação de Aves

0
11

O Ministério do Turismo, em parceria com a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), lançou nesta quinta-feira (17.04) edital para a contratação de consultoria especializada com o objetivo de apoiar estudos, levantamentos e a sistematização de dados voltados à elaboração de um diagnóstico sobre o Turismo de Observação de Aves no Brasil.

Embora ainda pouco explorado, esse segmento tem grande potencial para se consolidar como um produto turístico de destaque no cenário nacional e internacional. “É essencial que o poder público compreenda a oferta e a demanda, identifique desafios e oportunidades para que possa formular políticas públicas efetivas. O diagnóstico proposto pelo edital busca fornecer subsídios para a criação de um plano estratégico, promovendo o desenvolvimento sustentável da atividade”, ressaltou a secretária executiva do Ministério do Turismo, Ana Carla Lopes.

Com a terceira maior diversidade de aves do planeta, o Brasil se destaca entre os destinos mais atrativos para a prática da observação. A atividade, quando realizada de forma responsável, contribui para o combate ao tráfico de fauna silvestre e para a redução de conflitos socioambientais. Além disso, gera oportunidades econômicas sustentáveis para comunidades locais, valoriza a preservação da biodiversidade e fortalece a ciência cidadã por meio do monitoramento das espécies.

- PROPAGANDA -

INSCRIÇÕES – A vaga é destinada a profissionais com ensino superior completo em Turismo, Biologia, Ecologia ou áreas afins, com experiência comprovada em atividades relacionadas ao Turismo de Observação de Aves.

Por Lívia Albernaz – Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo