Especialista passa dicas para prevenção de problemas com a suspensão do veículo

Manutenções preventivas do sistema de suspensão podem fazer o motorista economizar em pneus

0
214
Dicas suspensão do veículo
suspensão do veículo

O Conexão Verdade estreia hoje uma série de entrevistas com profissionais do setor automotivo.

As entrevistas trarão informações que vão desde regras ao comprar um veículo zero km, seminovo ou usado, passando por cuidados na manutenção e ainda leis de trânsito.

Para começar a nossa série, o primeiro tema é sistema de suspensão de um veículo. Esta parte do automóveis vai muito além das molas e dos amortecedores. O sistema é composto por diversos componentes e interfere diretamente no comportamento do seu carro.

- PROPAGANDA -

Existem diversos tipos de sistemas de suspensão e inúmeras peças e particularidades que, se ignoradas, podem trazer transtornos e prejudicar a segurança dos condutores e passageiros.

Para conhecer um pouco sobre o sistema de suspensão, o primeiro entrevistado da nossa série é Robson Coutinho, Sócio proprietário da RMW Service Car em Presidente Prudente-SP. A empresa é um centro automotivo centro automotivo multimarcas completo, que presta serviços de manutenções corretivas e preventivas, venda de peças e acessórios, pneus, além de alinhamento e balanceamento

Foto Cedida: Robson Coutinho
Foto Cedida: Robson Coutinho

1 – O que envolve a suspensão de um veículo?

A suspensão de todo veículo é composto por diversos itens, sendo que os principais e mais conhecidos são os amortecedores, molas, bieletas, pivôs, terminais, bandejas e barra estabilizadora. Todos eles atuam em conjunto para realizar o mesmo objetivo — basicamente, promover conforto aos passageiros e dar estabilidade e segurança ao veículo.

2 – Há muita diferença na suspensão de uma SUV ou caminhonete para os carros menores?

Independentemente do modelo de carro que você tenha interesse em comprar, é muito importante conhecer as suas principais características e também saber quais são suas principais necessidades. De acordo com cada modelo, sim, há diferenças gritantes de um seguimento para outro. Enquanto um busca maior conforto, tecnologia e espaço interno, por exemplo, em outros o foco esta em ter peças mais robustas e duradouras para o trabalho, deixando assim o conforto em segundo plano.

3 – Em uma escala de prioridades como você classificaria a importância de uma suspensão bem equilibrada?

– Muitos se apegam somente a potência e torque do motor do veiculo, porém o sistema de suspensão do veículo é de extrema importância. Seu objetivo principal é absorver as vibrações e choques das rodas, proporcionando conforto aos passageiros e motoristas. A suspensão é responsável, ainda, por garantir o contato das rodas com o solo, sobretudo nas curvas, e garantir a estabilidade do carro.

sistema de suspenção do veículo
sistema de suspenção do veículo

4 – Uma suspensão desgastada pode gerar maior consumo do veículo?

O principal consumo afetado pela má conservação da suspensão é nos pneus. Suspensão ruim faz comer pneu de forma muito rápida.

5 – Quais outros transtornos podem gerar uma suspensão mau conservada?

Além do prejuízo financeiro, existe também o desconforto e a insegurança ao andar em um veiculo com suspensão ruim, pois gera ruídos, barulhos, folgas cada vez maiores nos itens da suspensão e consequentemente se torna inseguro ao condutor e aos demais motoristas que trafegam pelas vias.

6 – Para finalizar faça suas considerações entorno dos cuidados com esse item tão importante.

A melhor indicação é sempre prevenir, do que remediar. As manutenções preventivas, como também a aferição do alinhamento e balanceamento do carro a cada 5.000 km faz com que o motorista tenha sempre um veículo bem conservado, confortável e seguro para rodar. Com toda certeza o fara economizar por não deixar acumular e saturar peças por descuido.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui