Gaeco e PM realizam operação na P2 de Venceslau

0
136

O Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado) e a Polícia Militar realizaram, na terça-feira (22), a segunda fase da Operação Jiboia, visando combater e desarticular organização criminosa que atua dentro e fora dos presídios paulistas.

Foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão, em São Paulo e cidades de Guarulhos, Iperó e Praia Grande, além de cinco mandados de prisão preventiva, todos expedidos pela 1ª Vara Especializada de Crime Organizado da Capital, inclusive em relação a dois investigados que estavam presos na P2 (Penitenciária Maurício Henrique Guimarães Pereira) de Presidente Venceslau. Uma pessoa está foragida.

As investigações que culminaram na operação foram iniciadas em 2019 e apontaram para existência e funcionamento dos principais setores da organização criminosa, então composta por indivíduos em liberdade, responsáveis, dentre outros crimes, pela identificação e planejamento de ataques contra autoridades públicas que combatem a facção criminosa e instituições do Estado que atuam na repressão penal.

- PROPAGANDA -

A operação prendeu responsáveis pelos setores da organização denominados “Sintonia Final da Rua”, “Resumo Disciplinar Externo do Sistema”, “Setor Territorial”, “Resumo do Progresso” e “Setor do Raio-X”. As atribuições destes incluía expandir a organização no país, gerenciar o tráfico de drogas, realizar tribunal de julgamento dos membros da facção, entre outras.

Participaram da operação 11 promotores de Justiça, 47 policiais militares, e 10 viaturas do 1º Batalhão de Polícia de Choque do Estado de São Paulo.

Portal Bueno