Lâmpada inteligente economiza energia? Tire dúvidas antes de comprar

0
216

Lâmpadas inteligentes podem ser uma alternativa não só para deixar sua casa conectada mas também para economizar energia.

A dica é interessante sobretudo após a determinação da bandeira vermelha de patamar 2 pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica). Bulbos smart de marcas como Philips Hue, Xiaomi, Intelbras, Positivo, i2Go, entre outras, prometem maior eficiência em relação a modelos com filamento e fosforescentes, trazendo iluminação via LED e controles via app.

Modelos do tipo permitem desligar luzes acesas à distância, determinar horários para acioná-las e até ter uma ideia melhor de quanto tempo os dispositivos ficam ligados em casa. Confira a seguir mais detalhes sobre o funcionamento desas lâmpadas inteligentes, pontos que as fazem ajudar na economia de energia e se é verdade que elas gastam eletricidade mesmo desligadas.

- PROPAGANDA -

Por que economiza?

Lâmpadas inteligentes podem economizar energia elétrica pela forma mais racional com que são operadas. Como elas oferecem a possibilidade de controle remoto e gerenciamento preciso pela Internet – geralmente usando apps ou serviços de casa conectada – o usuário pode definir configurações precisas para os bulbos.

É possível definir horários de funcionamento, com garantia de que a lâmpada vai desligar sozinha no horário correto, evitando assim o desperdício de luz acesa sem ninguém no cômodo. Outra característica é o sistema de iluminação, geralmente por LED, que é uma tecnologia mais eficiente frente às lâmpadas tradicionais de filamento de tungstênio ou mesmo fosforescentes. Além de serem mais eficientes em si, elas também permitem ajustes de intensidade.

Techtudo