Após o governo de São Paulo autorizar a volta às aulas presenciais na rede pública e privada a partir do segundo semestre de 2021, escolas de todo o Estado estão se preparando.
No colégio particular Pé Pequeno, na Zona Leste da capital paulista, limpar a sola dos sapatos com solução antivírus, medir a temperatura e higienizar as mãos com álcool gel são algumas das medidas para receber os alunos.
A coordenadora Ana Libório disse que já está tudo pronto para o retorno seguro dos estudantes. “A gente tem um espaço muito grande, inclusive um espaço de área ao ar livre. A gente um bosque e planejamos fazer muitas das atividades, que antes aconteciam nas salas de aula, no espaço aberto, que foi ampliado na pandemia. Caso a criança apresenta algum sintoma gripal ou febre, ela não pode vir para a escola.
Se acontecer de apresentar algum sintoma durante o período escolar, a criança fica isolada em uma sala até a chegada de um familiar”, disse. O decreto do governo estadual autoriza o ensino presencial a partir do dia 2 de agosto, desde que a família autorize. As escolas podem receber 100% dos alunos, mas é preciso manter o distanciamento de um metro entre cada carteira escolar.
As escolas municipais também poderão retornar a partir de agosto. A prefeitura de São Paulo orientou a volta em esquema de rodízio, caso necessário, com a capacidade total dos alunos, com exceção das creches, onde o limite será de 60%, sem revezamento.
Na unidade municipal Guilherme Rudge, em Belenzinho, o rigoroso protocolo adotado no inicio da pandemia vai continuar. A assistente de diretoria Daniela Gomes Cavalcante explica que nesta nova etapa as aulas virtuais, transmitidas pela internet, também serão mantidas. “Atendendo nessa instrução normativa, vem uma turma em uma semana e as demais ficam no atendimento remoto.
Nós já fizemos um link e as famílias estão se inscrevendo, até tenho 25 famílias que se inscrevem para o retorno e também, ao longo desse ano, tinha uma lista de espera de famílias que queriam retornar”, disse. Kits de higiene foram enviados pela Prefeitura para cada crianças: com máscara, sabonete líquido e caneca individual.
Jovem Pan