Além do café, outra cultura que sofreu muito com a geada da última semana foi a da laranja. Sobre isso, conversamos com o engenheiro agrônomo e consultor em citricultura, Arlindo de Salvo Filho:
“O impacto das geadas na citricultura foi muito grande. Pegou a região centro-norte do estado de São Paulo. As principais culturas, que foram irrigadas, houve queima das floradas, houve queima dos futuros frutos para a próxima safra, houve queima de muita vegetação nova, nas partes mais baixas, das várzeas, houve mortes de plantas por causa do frio. A perspectiva é de alta de preço, principalmente a tangerina, como a poncã, que sofre na queima e se torna imprópria para o mercado de mesa. Então, isso aqui o consumidor vai pagar”, prevê Salvo Filho.
Segundo o agrônomo, contudo, o clima frio tem vantagens para a citricultura: “A geada tem o seu lado, entre aspas. Ela também favorece a frutificação da nova safra. Estamos esperando que a laranja possa dar uma segundo florada. Mas quem irrigou para escapar do calor acabou sendo prejudicado pela procedência das geadas, então agora a nova esperança é uma nova floradas para ter uma produção ainda maior. A citricultura vem passando dois anos de seca intensa, os frutos estão pequenos e nas regiões onde não costuma ter geada houve queima e a fruta caiu, muitas foram cristalizadas por conta da baixa temperatura, o que deve acarretar rendimento menor para as laranjas destinadas à indústria de suco. O produtor vai perder peso dessa fruta. As frutas vão ficar mais leves. E a indústria de suco vai ter menos suco por laranja do que o esperado. Então vão precisar de mais fruta para produzir uma tonelada de suco”, afirma.
Salvo Filho faz algumas recomendações para os produtores de laranja que pretendem proteger suas lavouras contra as geadas:
“Para prevenir a geada, quem tem irrigação, deve molhar bem o solo, deixando-o encharcado, fazer uma aplicação de potássio nas folhas junto com uma alga marinha, para curar o estresse da planta, e também um aminoácido que se encontra fácil no mercado. Eu recomendo fazer uma aplicação rápida para poder proteger, porque está confirmado um novo frio para esta semana. Esperamos que não seja tão drástico quanto as previsões, mas, se vier, pelo menos você estará protegido. Também colocar um açúcar, um melaço nessa pulverização dá um pouco de energia para a planta”, ele diz.
Canal Rural