Retorno presencial das aulas será por fases e revezamento em PP

0
155

A Secretaria Municipal de Educação (Seduc) publicou, nesta terça-feira (3), resolução sobre as orientações e regras para o retorno presencial gradual das aulas na rede municipal de ensino de Presidente Prudente.

Até 13 de agosto, serão mantidas as regras inseridas na “1ª fase”, que determina plantões e aulas síncronas (por meio de plataformas digitais) na pré-escola e anos iniciais do ensino  fundamental.

Na “2ª fase”, entre os dias 16 de agosto e 3 de setembro, o retorno presencial será possibilitado aos responsáveis dos alunos que manifestarem interesse. A escola deve oferecer atendimento presencial em quatro dias por semana, no formato de revezamento entre grupos fixos da mesma classe/ grupamento, com até oito alunos por dia.

- PROPAGANDA -

Será garantida, pelo menos, uma frequência presencial semanal por estudante, com duração de 4h20, segundo a Seduc.

De 6 de setembro a 1º de outubro, será implantada a “3ª Fase”, que seguirá as mesmas regras da etapa anterior, porém, com algumas alterações. O grupo de alunos atendidos por dia será ampliado para até 16, com garantia de duas presenças semanais.

A Educação de Jovens e Adultos (EJA), a partir de 16 de agosto, terá atendimento 100% presencial, de segunda a quinta.

Educação infantil

Sobre a Educação Infantil, referente ao atendimento de berçários e maternais, a “1ª Fase” será mantida até 17 de setembro, com plantões e aulas síncronas.

Neste caso, a “2ª Fase” será aplicada de 20 setembro a 01 de outubro, com grupos fixos de até três alunos no berçário I, quatro no berçário II e oito nos maternais, com dois atendimentos semanais presenciais para cada grupo.

Na modalidade da educação especial, até 6 de agosto, seguem as orientações estabelecidas anteriormente, com plantões e aulas síncronas.

Na “2ª fase” da educação especial, de 9 de agosto a 1º de outubro, o atendimento presencial será preferencialmente individual, ou em duplas.

Para alunos de berçário e maternal, será ofertado atendimento individual de uma hora por semana. Já para a pré-escola, ensino fundamental e EJA, o atendimento semanal será de duas horas, de maneira individual ou, no máximo, em duplas.

Protocolo de segurança

O documento orienta que deve ser observada a distância mínima de um metro entre as pessoas, em todos os ambientes escolares, inclusive naqueles de acesso comum, para o desenvolvimento de quaisquer atividades, além do cumprimento dos protocolos sanitários.

Para o monitoramento de risco de propagação da covid-19,as unidades escolares observarão as orientações do Ministério da Saúde e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, bem como as diretrizes da Secretaria de Estado da Saúde.

Portal Prudentino