Cinco dicas para escolher um tapete novo

0
162

A sua casa merece mais personalidade e conforto, não é mesmo? Um jeito simples e prático de fazer isso é através dos tapetes!

Essas peças são responsáveis pela identidade do local pois além de promoverem mais conforto térmico e acústico, os tapetes também dão aquele toque diferenciado para salas, quartos, cozinhas e banheiros.

Contudo, sabendo que as opções de decoração são inúmeras, com elas deve ser combinado o conceito de cada ambiente, por isso a escolha do tapete pode ser um grande desafio para muitas pessoas.

- PROPAGANDA -

Tipos de tapetes

O primeiro passo para fazer a melhor escolha é conhecer os diversos tipos de tapetes existentes, os mais usados são:

  • Tapetes persas

Esse é um tipo clássico de tapetes, afinal, eles tem uma bagagem histórica muito presente na cultura dos povos da antiga Pérsia e são bastante valorizados monetariamente.

Os tapetes persas são produzidos com algodão, seda ou lã. O diferencial também está na fabricação artesanal, onde são tingidos com matéria prima natural, extraídas de plantas e minerais.

Eles são bonitos, elegantes e conferem manifestações artísticas que combinam com muitos tipos de decorações.

Portanto, salas, quartos, corredores e até mesmo banheiros podem ser decorados com o tapete persa.

  • Tapetes sisal (fibras naturais)

Essa é uma das opções mais viáveis, pois são peças bonitas, aconchegantes e tem um aspecto mais rústico, que também fica legal em ambientes externos, cozinhas, salas de estar e jantar.

As fibras naturais se referem a materiais retirados da natureza, as peças são feitas manualmente, por isso, se trata de tapetes bastante valorizados.

  • Tapetes de couro

Esses tapetes possuem formatos irregulares e ficam bonitos quando o objetivo é posicionar a peça de maneira geométrica nos ambientes. Podem ser usadas na sala de estar e quartos. Geralmente, o couro usado é sintético, entretanto, imita o couro de algum animal.

Esse tipo de tapete é perfeito para quem gosta de praticidade na hora de higienizar, pois eles não acumulam tanto pó. Geralmente quem tem animais de estimação prefere esse tipo de tapete.

  • Tapete Shaggy

Se você quer escolher um tapete suave ao toque, daqueles felpudos, o Shaggy é perfeito. Ele pode ser confeccionado em fibra natural ou sintética e sua pelagem pode ser média ou alta. Macio, gostoso ao toque e muito confortável para salas e quartos.

Dicas de como escolher o tapete adequado

Acima, citamos os tipos de tapetes mais usados, entretanto, existem muitos outros estilos que podem entrar na sua lista de escolha. Ademais, é importante lembrar que existem formatos de tapetes diversos que precisam ser escolhidos.

Mas, como fazer a escolha do tapete ideal?

Realmente não é fácil, mas essas dicas simples que trouxemos podem te ajudar!

1- Pense no tamanho

Meça o cômodo e defina o tamanho do tapete, para isso, leve em conta os móveis, pois é necessário que ele se encaixe no ambiente.

O tapete deve ser maior do que o sofá por exemplo, caso contrário ficará desproporcional e vai comprometer a decoração como um todo.

Para dar uma sensação de amplitude nos ambientes, os móveis devem ficar por cima do tapete, com relação ao sofá, pelo menos 20 cm do móvel deve cobrir o tapete.

2- Escolha o formato do tapete

Quadrados, retangulares ou redondos, o que vai definir a escolha do formato do tapete é a decoração do ambiente.

Geralmente, os retangulares e quadrados são mais usados devido ao estilo da sala ou quarto. Os redondos caem bem em pontos focais para criar uma atmosfera diferente, como em um cantinho que tenha uma mesa redonda ou em um espaço de leitura.

3- Defina o tipo de material

O seu objetivo vai ser importante para escolher entre os diversos tipos de material do tapete.

Se você busca aconchego, os tapetes felpudos como os Shaggy ou até mesmo o Sisal, podem ser boas opções.

Agora, se busca praticidade, opte pelos de material sintético, cheios de beleza e estilo.

Antes de escolher, olhe a sua decoração e veja com qual tipo de tapete ela será valorizada.

4- A cor também é importante

Para definir as cores certas, análise a decoração como um todo, isso inclui os móveis, as paredes e até mesmo os objetos decorativos. Caso o ambiente já tenha uma paleta de cores intensa, vale a pena optar por tapetes mais neutros.

Agora, se você acha que a decoração precisa de um destaque devido as cores dos móveis e paredes serem sóbrias, os tapetes com geometrias, listras e estampas podem ser boas opções.

5- Use o bom senso

Tenha muito cuidado na hora de escolher o tapete, uma dica é jamais exagerar nas cores e estampas, pois devido a sua visibilidade no ambiente, peças com esse apelo podem enjoar e carregar a atmosfera.

Busque o equilíbrio entre o formato, cores e tipo de material, mas sempre levando em conta a decoração que já existe no local.

Fyne