Hackeando a cozinha: fritadeira elétrica reúne tecnologia e praticidade

0
321

Entre os hacks da vida moderna, a combinação entre alimentação saudável, tecnologia e praticidade é do tipo que interessa a todo mundo. Se há um equipamento elogiado por permitir essa conexão, são as fritadeiras elétricas. O Shoptime fala um pouco mais sobre elas, explica seu funcionamento e responde se as airfryers valem mesmo o investimento.

As fritadeiras elétricas são aliadas de quem procura por uma alimentação saudável, já que conseguem fazer receitas que levariam óleo ou gordura somente com o ar quente. Outra vantagem: o tempo também é reduzido, na comparação com os fornos tradicionais.

Nesses aparelhos, é possível preparar legumes, carnes, frango, peixes, batata frita, pão de queijo, suflê, hambúrguer, tortas e até mesmo sobremesas, como muffins, mini-bolos, churros e pudins.

- PROPAGANDA -

Atenção na hora de escolher a sua airfryer. Para suflês, tortas e sobremesas, é preciso utilizar um tipo de mini-assadeira alta, incluída com alguns modelos, que é encaixada dentro da bandeja. O cozimento funciona da mesma forma. Se a sua fritadeira não vier com o acessório, é preciso comprar um que sirva perfeitamente no cesto.

Outro hack que os cozinheiros percebem com o tempo e a prática: alguns preparos podem realmente ser feitos sem óleo nenhum. Mas uma pincelada de azeite ou manteiga vai deixar os alimentos muito mais dourados, suculentos e crocantes.

Por outro lado, alimentos congelados industrializados, como nuggets, hambúrgueres e batatas fritas, não passam a ser saudáveis se preparados na airfryer, concorda? Eles são apenas menos prejudiciais ao seu organismo do que se fossem fritos em óleo.

Como funciona – As airfryers funcionam como um forno portátil e fechado, com uma resistência de aquecimento e uma ventoinha. Na maioria dos modelos, há uma bandeja com alça, que segura um cesto interno com furinhos ou aberturas, onde se coloca os alimentos.

Ao determinar a temperatura e acionar o timer, ar quente começa a circular em alta velocidade para cozinhar os alimentos colocados no cesto. A alta temperatura do ar provoca efeito similar a fritar os alimentos em óleo quente, deixando a casquinha dos empanados crocante ou entregando batatas fritas macias por dentro e sequinhas por fora.

A melhor forma de começar um preparo é pré-aquecer a fritadeira por alguns minutos e, na sequência, colocar os alimentos no cesto. Com a temperatura e o timer ajustados, é só iniciar o cozimento.

Atenção: alguns modelos de airfryers não interrompem a circulação de ar quente quando você puxa a alça com o cesto. Então, para virar ou dar uma mexida nos alimentos, espere o timer ou leve-o a zero. E tenha cuidado com crianças por perto do aparelho.

Visite o Shoptime para conhecer diversos modelos e tamanhos de fritadeiras elétricas. Você pode comprar pelo site ou baixar o app Shoptime, que tem descontos exclusivos e permite acompanhar a sua entrega, além de muitas outras vantagens.

Techtudo