O incêndio em vegetação na Estrada Vicinal Aymoré, em Presidente Venceslau (SP), foi controlado por volta das 23h desta quarta-feira (18). O Corpo de Bombeiros informou na manhã desta quinta-feira (19), a estimativa é que a área atingida tem cerca de 1.500 hectares, sendo pastagem a maior parte.
O fogo começou no período da tarde desta quarta-feira (18) e se espalhou por propriedades rurais, chegando perto da área urbana, espalhando também bastante fumaça.
“O incêndio que tivemos na tarde de hoje [18] deixou o céu bastante esfumaçado, o chão tem bastante fuligem, está difícil respirar. Para ficar dentro de casa somente com as janelas fechadas para a fumaça não invadir a casa. Se já estava difícil respirar por causa do tempo seco, agora as queimadas estão deixando a situação mais complicada ainda”, relatou o estudante Vinícius Rosa.
O produtor de eventos Marcelo Santos afirmou que ele e outros moradores utilizaram baldes para apagar os focos de incêndio em uma propriedade rural. “A gente fez uma corrente, pegando a água das represas com os baldes. Tem muita fumaça ainda e está bastante difícil de respirar”, falou.
Além das queimadas em pastagens, alguns produtores rurais também tiveram prejuízos com a morte de parte do gado.
G1PP