Presidente Prudente 103 anos: uma cidade apaixonante

0
118
Foto: Saxi Bueno
Foto: Saxi Bueno

Cidmir Moreno, especial para Conexão Verdade

Hoje é um dia de comemoração, e eu, Cidmir Moreno, tenho o prazer e a alegria de relatar, nas linhas abaixo, histórias emocionantes dessa cidade que tive o privilégio de viver desse os meus quinze anos de idade.

Prudente é Cultura! Testemunhei momentos especiais como o festival Arizona, um concurso de música sertaneja que tinha o objetivo encontrar talentos e, consequentemente, alavancar suas carreiras no cenário nacional. O vencedor terá o apoio da Souza Cruz, empresa fabricante da marca de cigarros Arizona, que investia na carreira do cantor ou dupla em vários aspectos, produção, viagens, músicos e ate a gravação de um disco compacto.

- PROPAGANDA -

O concurso a Bonequinha do Café, um miss que elegia a mais bela jovem negra de Prudente. As candidatas eram estudantes que frequentavam o ensino médio, envolvendo todos os jovens estudantes da cidade no ginásio de esportes municipal Watal Ishibashi para torcerem para a representante de sua escola. E sem contar as torcidas, um show à parte! A fanfarra da escola Tannel Abbud animando a sua torcida ou dos alunos do Sarrion, Arruda Mello e IE Fernando Costa. Escolas estaduais e do município protagonizavam uma festa gigante.

E se estou falando de cultura, a maior festa do brasil, o Carnaval Prudentino da décadas de 80 e 90 tinha as escolas: Unidos do Jardim Paulista, Independentes da Zona Leste, Bico de Ouro , Se Sair é Milagre, Vila Dubus e Malacos do Tênis e nos anos 90 surgiram 14 Bis , Águia de Ouro ou Tradição. Mesmo sem o glamour dos desfiles atuais, essas escolas proporcionaram alegria, diversão e um show de criatividade. Que dá saudade!

E os clubes prudentinos como: APEA, IPANEMA ou TENIS CLUBE faziam os bailes de carnaval. Decorações impecáveis e muita música boa para animar os blocos.

Ainda no setor cultural o maravilhoso celeiro: o conservatório Jupyra Cunha Marcondes, que nos deu uma orquestra. Eu tive o privilégio de participar na época que era regida pelo maestro Walter Trevisan. Prudente ainda teve a banda marcial, participei de 1989 a 1996, comandada pelo professor e maestro Cilas Gonçalves Albano, este professor a quem devo muito de todo o conhecimento cultural e as lições para a vida que ele ensinava. A música ainda nos levou a conhecer lugares inimagináveis através dos concursos e apresentações.

Outros eventos culturais que marcaram a história prudentina foram a exposição de animais realizada sempre na primeira quinzena do mês de setembro, com seus shows, leilões, parque de diversões e barracas.

E quem não se lembra do rodeio de campeões realizado por um grupo de amigos chamado de OS VAQUEIROS, esse evento realizado do final dos anos 90 colocou Prudente no mapa do circuito internacional de rodeio, isso sem contar os maravilhosos shows que eram realizados após a montaria.

A política é outra recordação que tenho de infância. Antigamente escolher um representante era sinônimo de festa e showmícios. A primeira eleição que me recordo foi a de 1982 em que os principais candidatos a prefeito foram Dicola (PDS), Virgílio Tiezzi (PMDB) e Agripino Lima (PTB) e naquele mesmo ano podíamos eleger além do prefeito, vereador, governador, deputados estaduais e federais e o voto era vinculado, com isso, Prudente escolheu Franco Montoro do PMDB e acabou elegendo o prefeito Virgílio Tiezzi junto.

Em 1992 Agripino Lima foi eleito, pela primeira vez, e seguiu a linha de trabalho de Constantino (prefeito anterior), realizou grandes obras como a ampliação do estádio de Prudente, modernização do parque do povo, asfaltou bairros, fez a cidade da criança, universidade e o Hospital Universitário. A trajetória dele também foi marcada pelo amor a cidade e pelo jeito irreverente de ser.

Agripino nos deixou uma rica história, discussões em época de campanha, confrontos com grevistas, com MST, enfim um político sem papas na língua que conquistou uma cidade, e toda uma região.

O legislativo também fez história revelando grandes figuras como os deputados federais Antônio Zacarias ,Tadashi Kuriki e Paulo Lima. Uma pausa para lembrar que o Oeste Paulista não tem um representante neste cargo a mais de dez anos. Sem essa representatividade na câmara dos deputados em Brasília, reivindicar recursos para o desenvolvimento de nossa cidade e também da região se torna ainda mais difícil.

O legislativo Prudentino também rendeu nomes para a história como: Rocha do PT, Natanael Gonzaga, Júlio Dias Goulart, Lugo dos Santos, Izaque Silva, Reginaldo Nunes, Ed Thomas e Ananias Pinheiro. Ainda tivemos nomes que durante as campanhas eleitorais foram motivos de diversão como: Chicão da Maçã do Amor e Zé do Gato.

Definitivamente, temos uma política marcante.

E quem conhece Prudente sabe que aqui é o celeiro de esportistas. Já tivemos, na década de 80, o auge do futebol com os times PRUDENTINA e CORINTINHA.

No basquete tínhamos a inesquecível equipe feminina liderada por aquela que seria chamada no futuro de rainha Hortência, a maior jogadora do basquete brasileiro até os dias de hoje.

Nesta época a rainha duelava contra sua amiga PAULA que vestia a camisa da Unimep de Piracicaba. Era cada duelo, viu!

Outro esporte que nos encheu de orgulho foi o atletismo, uma equipe capitaneada pelo competentíssimo técnico JAIME NETO JUNIOR nos trouxe muitas alegrias e conquistas. ERONILDES ARAÚJO ganhou medalhas em pan-americanos, ANDRÉ DOMINGOS, CLAUDINEI QUIRINO E EDSON LUCIANO prata (que virou ouro) nas olimpíadas de Sidney 2000.

E o caratê de LUÍS OTÁVIO LACOMBE que volta e meia aparecia nos noticiários em nível nacional elevando o nome da cidade.

Outra página emocionante do nosso esporte era a realização do Jesp (Jogos Estudantis de São Paulo) uma competição entre escolas estaduais do município cuja a cerimônia de abertura da competição era um show a parte com a participação dos alunos.

Essas memórias que eu tenho são pequenas perto de tantas histórias escritas em Presidente Prudente. Morar aqui te faz prudentino de corpo, alma e coração. Posso dizer com orgulho que essa é uma das melhores cidades para se viver, em todo o mundo.

PARABÉNS, minha querida PRESIDENTE PRUDENTE!!!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui