A grande massa de ar quente e seco que segue atuando sobre o Oeste Paulista continua impedindo a formação de nuvens carregadas e a tão esperada chuva, trazendo muito calor em pleno inverno.
A umidade relativa do ar segue extremamente baixa e a situação é de alerta para índices abaixo dos 11% nesta semana em Presidente Venceslau. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), quando a umidade relativa do ar está entre 20% e 12%, se enquadra no estado de Alerta; abaixo disso, é considerada estado de Emergência. Nessas situações, o risco de incêndios florestais e em pastagens e os danos à saúde são iminentes. Os sintomas físicos mais comuns são ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz, complicações alérgicas, sangramento nasal e eletricidade estática (o famoso choquinho).
A boa notícia é que a chuva deve na região ainda nesta semana. A previsão, segundo o site Climatempo, é de que na próxima quinta e sexta-feira, os venceslauenses possam sentir a trégua vinda do céu. A probabilidade é de 90% e cerca de 21mm na quinta-feira. Com a chuva, a temperatura fica mais amena, variando entre 18° e 26°.
Para amenizar os efeitos do tempo seco, beba bastante líquido, evite exposição ao sol nas horas mais quentes do dia e atividades físicas, além de usar hidratante para pele e umidificar o ambiente.
Portal Bueno