Se até a década passada os carros chineses eram vistos com preconceito e desconfiança, hoje é fato que as marcas da potência asiática estão muito mais consolidadas e em ritmo acelerado de expansão, como é o caso da chegada da Great Wall ao Brasil, já logo de cara adquirindo uma fábrica no país.
Ao deixar de lado a prática de copiar produtos ocidentais e investir maciçamente em tecnologia e na obtenção de know how ao contratar profissionais oriundos de grandes montadoras globais, os carros chineses modernos apresentam uma drástica evolução.
Por muitos anos, a receita chinesa para seus veículos foi fortemente ligada ao custo-benefício agressivo. A premissa era oferecer carros pequenos e baratos, com nível de equipamentos superior por um preço acessível.
Com isso, muita gente cogitava se um dia os chineses conseguiriam avançar para categorias de maior porte, desenvolvendo veículos sofisticados e caros.
No momento atual, o CAOA Chery Tiggo 8 é um ótimo exemplo do patamar que os chineses atingiram.
Divisor de águas
Tomando como base o projeto desenvolvido na China e aprimorado em sua nacionalização pela CAOA Chery, o SUV 7 lugares completa neste mês um ano de mercado e merece destaque por ter rompido muitos paradigmas ao longo desse período.
O principal deles residia na dúvida se as marcas chinesas estavam prontas para subir de patamar, em especial no mercado brasileiro.
Hoje tabelado em R$ 185.890, faixa de preço que sequer cogitaríamos encontrar um carro chinês há alguns anos, o Tiggo 8 não só surpreendeu pela elevada demanda inicial, bem como segue firme como o segundo automóvel mais vendido da CAOA Chery no Brasil, ficando atrás somente do Tiggo 5x.
Vale destacar que a fabricante, hoje com maior parte do capital nacional, conta com modelos bem mais acessíveis, na faixa dos R$ 100 mil.
“Lançarmos um produto com esse patamar de tecnologia, acabamento e desempenho, com tão pouco tempo de história, mostra toda a nossa capacidade de surpreender o mercado. Sem dúvidas, o Tiggo 8 foi um divisor de águas para a nossa empresa”, analisa o CEO da CAOA Chery, Marcio Alfonso.
Tiggo 8 no mundo
Segundo a fabricante, ao redor do mundo o Tiggo 8 já soma 250 mil unidades vendidas globalmente. Além da China e do Brasil, o SUV é comercializado no Egito, Rússia e Arábia Saudita.
Interessante destacar alguns feitos do modelo. Seu câmbio de dupla embreagem com 7 marchas foi eleito uma das 10 melhores transmissões do mundo, segundo a The Lopal Cup. A seleção, organizada anualmente pelo Instituto China Auto Evaluation, utiliza métodos internacionalmente reconhecidos para avaliar as transmissões em fatores como dimensão, peso, ruído, vibração, eficiência, entre outros, e contou com a participação de modelos chineses e transmissões importadas.
De janeiro a julho deste ano, o Tiggo 8 soma 4.669 emplacamentos, superando, por exemplo, o volume registrado pelo VW Tiguan Allspace (2.762) no mesmo período.
Vale destacar que o segmento de SUVs 7 lugares promete crescer ao longo dos próximos anos.
Nesta quinta-feira (26) a Jeep lança o Commander, modelo produzido em Goiana (PE), enquanto a Renault também deverá entrar na categoria aqui no Brasil com um modelo mais acessível derivado do conceito Dacia Bigster.
Autoo