Uma pesquisa realizada pelo site Reclame Aqui mostra que oito em cada 10 consumidores não vão comprar nada na Black Friday deste ano. Ao todo, 49% dos consultados estão desapontados e dizem que a promoção é uma fraude. Apenas 7% avaliam que é um bom momento para comprar e 6,3% afirmam que o evento melhorou nos últimos anos.
O Instituto Reclame Aqui avalia que o resultado foi influenciado pela pandemia e pelo avanço dos preços neste ano de inflação alta, o que aumentaria a tradicional desconfiança do consumidor de que ele não vai encontrar grandes descontos. Na contramão, um setor que se beneficiou das restrições impostas pela Covid-19 foi o do comércio eletrônico.
Diante da circulação reduzida, as pessoas passaram a fazer muito mais compras para receber em casa. Segundo dados da consultoria Ebit Nielsen, houve um aumento de 41% no faturamento de vendas online no ano passado. Neste ano, o mercado segue aquecido: no primeiro semestre, o e-commerce bateu recorde de vendas, chegando em R$ 53,4 bilhões em faturamento no país. A Black Friday é uma tradição do comércio nos Estados Unidos, acontecendo depois do feriado de Ações de Graças, geralmente na última sexta de novembro.
Jovem Pan