Gerar a própria energia independente de onde estiver. É o que propõe a empresa canadense Shine, responsável pelo desenvolvimento da Shine Turbine: uma turbina eólica portátil.
O dispositivo é totalmente dobrável, de forma que é possível colocá-lo na mochila e levá-lo para onde quiser. A Shine pesa somente 1,3 kg e, quando dobrada, mede 35 cm de comprimento e a lâmina possui 60 cm de diâmetro. O modelo é prático, facilmente montável e desmontável.
Com potência de 40 watts, a pequena turbina é pensada para viajantes e campistas – não sendo capaz de suprir grandes demandas energéticas. O produto aliás possui entrada USB para carregar dispositivos eletrônicos, como telefone, GPS, laptop, lanterna.
A grande vantagem é que mesmo em lugares inóspitos será possível garantir energia limpa e renovável a partir dos ventos. Em apenas uma hora, a tecnologia capta energia suficiente para abastecer três smartphones.
Além dos aventureiros amantes da natureza, a solução pode ser adotada pelos nômades modernos – que vivem trabalhando enquanto viajam. Também é fato que a busca pela autossuficiência energética já é o desejo de muitos que vivem dentro e fora das áreas urbanas, sobretudo, com o aumento galopante das contas de luz.
O produto conseguiu ser viabilizado por meio de financiamento coletivo no Kickstarter e a primeira leva de produção já está esgotada. Não há previsão de quando o produto será comercializado no Brasil.
Ciclo Vivo