O Governo Federal, por meio do Ministério da Educação, lança o Programa Educação e Família, nesta terça-feira (21). O Programa visa à participação ativa da família na escola que pode alavancar o rendimento do estudante. O evento será transmitido às 16 horas, pelo canal do MEC no YouTube.
Este ano, o Programa engloba 5.755 escolas da educação básica, que deverão criar e colocar em prática estratégias para ampliar e qualificar a participação das famílias. Em 2022, serão contempladas mais 17 mil escolas. O total de recursos distribuídos em 2021 será de R$ 16 milhões.
O objetivo do MEC é impactar positivamente na qualidade da educação e para isso, as escolas deverão propor atividades que conquistem a presença das famílias. “Será estimulado o sentimento de pertencimento em relação à escola, com a criação de atividades que promovam a integração. Além disso, haverá formações que auxiliem docentes e diretores escolares a aperfeiçoarem cada vez mais o Programa Educação e Família”, explica o diretor de Formação Docente e Valorização dos Profissionais da Educação, Renato Brito.
Impactos comprovados da participação da família na escola
De acordo com dados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) de 2019, as escolas cujos diretores concordaram fortemente com a afirmação “as famílias contribuíram com o trabalho pedagógico” tiveram uma diferença positiva de 0,6 na média do Ideb das séries iniciais do ensino fundamental em relação às que discordaram fortemente.
A partir de resultados do PISA, a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) demonstra, em relatório divulgado em 2016, que a maior participação dos pais resulta em melhores notas dos estudantes.
Para expandir esses benefícios na educação básica brasileira, o Programa Educação e Família concentra-se em quatro ações estratégicas:
PDDE Educação e Família: possibilita o repasse de recursos financeiros a escolas selecionadas pelo Programa para viabilizar a execução do Plano de Ação (atividades de participação e envolvimento das famílias).
Formação Continuada: possibilita processos permanentes e constantes de aperfeiçoamento dos saberes. Ela poderá ser elaborada no âmbito da escola e também pela Secretaria de Educação Básica do MEC por meio de formações ofertadas em ambiente virtual.
Conselho Escolar: legitima a participação dos representantes das comunidades escolar e local, com destaque para a família. Para o fortalecimento desse colegiado, os conselheiros escolares deverão participar na elaboração, implementação e acompanhamento das atividades constantes no Plano de Ação das escolas, potencializando os resultados e o controle social.
Clique Escola: um aplicativo para celular, com mais de 200 mil downloads, e visa agilizar e democratizar o acesso da família às informações educacionais e financeiras da escola, para questionar e participar da gestão.
MEC