Volantes multifuncionais e painéis de instrumentos digitais se tornaram bastante comuns nos últimos anos. Porém, a Hyundai parece disposta a dar um passo ainda mais ousado, já que um volante equipado com painel de instrumentos pode estar sendo desenvolvido pela empresa.
Ao menos é o que diz o site australiano Drive. De acordo com a página, a empresa sul-coreana entrou com um pedido de patente na Alemanha para um display montado no volante. Dessa forma, o painel de instrumentos convencional seria totalmente eliminado.
Ainda segundo o site, a motivação da Hyundai em desenvolver esta peça é que o próprio volante pode tampar a visão do painel de instrumentos nos carros atuais. Sendo assim, com as duas peças unificadas, esse problema seria resolvido.
Porém, se resolve esta questão, há outras que a marca precisaria lidar. Em tese, a tela se movimentaria junto com o volante. Com isso, fica a dúvida de como seria olhar para as informações de velocidade durante uma curva, por exemplo.
Outro ponto seria onde ficaria o airbag. O site Drive diz que a patente afirma que não haveria nenhum problema para o acionamento das bolsas, já que ele se desdobra para fora do volante sem ser obstruído pelo display e até mesmo sem danificá-lo.
Outras ideias
Esta não é a primeira vez que a Hyundai desenvolve um volante com tela. Anteriormente, a empresa já tentou inserir duas telas menores para reproduzir as funções multimídia da peça. No entanto, a responsável pelo projeto era a Genesis, divisão de luxo da montadora, e que apresentou a ideia no conceito Mint.
Resta saber se a ideia da Hyundai será bem-sucedida e se de fato será utilizada em algum carro de rua, já que nem sempre os projetos patenteados acabam sendo utilizados nos modelos das montadoras.
Autoo