Como escolher cortinas ideais para sua casa

0
147

As cortinas são aliadas não só da beleza dos ambientes, mas também ajudam a isolar o som, o calor e a luminosidade provenientes das janelas. Para ter todas essas características a seu favor é muito importante saber como escolher cortinas. Ter em mente o estilo de decoração que você deseja seguir, o tamanho da janela e da parede, além das vantagens de cada tecido ajudam bastante, na busca da cortina ideal.

Como Escolher Cortinas

Pode parecer um pequeno detalhe da decoração de um ambiente, mas elas promovem ainda mais aconchego e beleza. Saber como escolher cortinas de acordo com o que você pretende com cada espaço é fundamental. Para isso, o primeiro passo é definir o conceito decorativo daquele local.

- PROPAGANDA -

Para um ambiente aconchegante, vale apostar em cortinas com um pouco de volume e estruturados, como os de fibras naturais. Já para reproduzir o estilo moderno, vale apostar na cortina de seda. Uma boa dica de como escolher cortinas sem errar na cor é pensar nos tons neutros. As cores que mais conversam com diversos estilos de decoração são o cinza, o bege e o branco.

Como escolher cortinas para a sala: para o ambiente mais receptivo da casa, a cortina merece beleza e praticidade. Isso porque o espaço precisa de iluminação para elevar a decoração e ainda proporcionar conforto para você e seus convidados. Invista nos modelos que cobrem toda a parede, pois são mais sofisticadas. No entanto, é preciso que ela fique no mínimo a um centímetro do chão. Escolha uma cortina com duas camadas para facilitar o abrir e fechar.

Como escolher cortinas para o quarto: aconchego e privacidade são as palavras de ordem para guiar como escolher cortinas. As cortinas compridas também são bem-vindas, e caso queria vale apostar em mais camadas de cortinas e ousar no volume. No entanto, prefira cores mais claras para uma sensação maior de conforto.

Dicas de Como Escolher Cortinas

Independente do estilo que você deseja reproduzir e o orçamento disponível, existem algumas dicas básicas que ajudam bastante como escolher cortinas certas e de qualidade.

Cortinas que cobrem toda a parede oferecem a sensação de amplitude. No entanto, a cortina deve ir até o chão ou, no máximo, ter uma distância de um centímetro do chão.

Se for usar trilhos para pendurar os tecidos, troque o bandô pela sanca de gesso. O acabamento ficará mais moderno e muito elegante.

Se a incidência de luz é muito alta, experimente as cortina blackout ou em mais de uma camada de tecido. Para ajudar no bloqueio, prefira tecidos mais grossos como o veludo.

Renda, seda, voil, linho e o crochê são ótimas opções de segunda camada para cortina. Elas são leves e finalizam a decoração com muita beleza.

Ouse na decoração com estampas e texturas, que dão um mar moderno para o ambiente. Tente harmonizar o desenho com o tipo de móveis que você possui no espaço – assim você terá o equilíbrio perfeito no visual.

Viu só como escolher cortinas é algo muito fácil? Depois de instaladas, apenas fique de olho na periodicidade da limpeza dos tecidos. Assim você terá um ambiente sempre elegante e sofisticado.

Westwing