Primeiro SUV elétrico da Toyota, bZ4X estreia nos EUA

0
133

O Toyota bZ4X foi apresentado pela marca para ser o primeiro carro 100% elétrico da fabricante meses atrás e agora fez seu debut nos EUA, durante o Salão de Los Angeles nesta semana. Trata-se da maior aposta da Toyota, que venderá o modelo em todos os 50 estados do país.

Embora a marca japonesa esteja comprometida com a eletrificação desde os anos 1990, quando o primeiro Prius foi lançado, apenas agora a Toyota investiu em um modelo puramente elétrico.

Além de marcar essa nova etapa na eletrificação da montadora, o SUV será o responsável por inaugurar uma divisão de elétricos, a Toyota bZ. A promessa da fabricante é de que seu novo modelo vai estrear nos Estados Unidos já em 2022, mas ainda sem precisar qual será o mês de lançamento do veículo.

- PROPAGANDA -

O novo BZ4X será oferecido com apenas um motor elétrico e tração dianteira, ou com dois motores e tração integral. A autonomia em ambos é a mesma, de pelo menos 400 km (ou 250 milhas).

O modelo com apenas um motor terá 203 cv de potência máxima (150 kW), enquanto que a versão com tração integral vai utilizar dois motores de 108 cv (80 kW), totalizando 216 cv de potência (160 kW).

A bateria é a mesma para os dois modelos, tendo capacidade de 71,4 kWh, sendo compatível com os carregadores de alta potência e conseguindo carregar 80% em apenas uma hora de carregamento.

O SUV elétrico tem porte semelhante ao RAV4, com largura bem próxima, mas mais longo e baixo que o irmão convencional. O entreeixos, no entanto, é mais generoso, enquanto o peso é sensivelmente maior, certamente por conta das baterias. A versão AWD pesa 2 toneladas enquanto o RAV4 híbrido não passa de 1.675 kg.

Nova plataforma

A base utilizada pelo bZ4X é a nova plataforma e-TNGA, que foi desenvolvida em conjunto por Toyota e Subaru. Esse desenvolvimento em conjunto vai gerar um irmão gêmeo, que será o Subaru Solterra, cujo visual é praticamente idêntico ao carro da Toyota.

Porém, estes não devem ser os únicos frutos desta plataforma. De acordo com a marca japonesa, serão lançados 70 modelos eletrificados até 2025. Destes, serão 15 totalmente elétricos, sendo que sete deles utilizarão a nova nomenclatura bZ da marca.

Autoo