De acordo com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), lojas virtuais do Brasil, as vendas da black-Friday podem movimentar até R$ 6,38 bilhões, um número ainda maior do que os R$ 5,1 bilhões de 2020. Além disso, a segunda-feira seguinte à black Friday também se transfomou em um dia de ofertas, a Cyber Monday com foco em produtos eletrônicos.
E, depois da última semana de novembro, vem dezembro, mês de festas e confraternizações onde acontecem trocas de presentes e, portanto, mais compras. Essa época também serve para mostrar o impacto do nosso consumismo – uma imagem simples é olhar para a quantidade de embalagens e embrulhos depois de uma festa de natal. Infelizmente, ainda estamos longe de reduzir o consumo da maneira necessária. Mas, pelo menos, podemos dar uma destinação mais sustentável aos resíduos que geramos.
Tanto as embalagens das compras quanto produtos que serão substituídos, como é o caso de eletrônicos, precisam receber a correta destinação. Garantir que este material seja enviado para a reciclagem é uma maneira de diminuir a nossa pegada ambiental.
Existem aplicativos que podem ajudar os consumidores realizar o descarte correto. Alguns, inclusive, bonificam as pessoas pela destinação correta de seus resíduos, oferecendo cashback ou pontos que podem ser trocados por novos produtos.
Aplicativos para descarte correto de resíduos
- Molécoola
O grande diferencial do aplicativo da Molécoola está no modelo de bonificar o consumidor pelo comportamento consciente, por meio de pontos para cada produto entregue nas estações da empresa, localizadas dentro de supermercados e outros pontos de varejo. A pontuação pode depois ser trocada por produtos e benefícios de supermercados e outros parceiros. E o melhor, nenhum valor é desembolsado!
A Molécoola estabeleceu parcerias de peso, com grandes empresas, para engajar os consumidores a trocarem seus lixos por produtos ou serviços de parceiros.
Produtos que podem ser adquiridos: shampoos, condicionadores, sabonetes, repelentes, produtos de limpeza, além de desconto em supermercado parceiro, compra de composteiras, ecobags, e até mesmo redes de descanso, entre outros itens sustentáveis.
O app está disponível para Android e iOS.
- Telite
O app da Telite também beneficia com pontos quem recicla o lixo corretamente. Ele pertence à empresa de mesmo nome, que comercializa telhas plásticas produzidas a partir de materiais recicláveis. A ideia é reutilizar os resíduos na construção de telhas. Tipo de material e a quantidade reciclada vão determinar o valor pago pelo app ao usuário.
O app Telite está disponível para Android.
- Descarte Rápido
O aplicativo Descarte Rápido ajuda os usuários a encontrarem pontos de coleta e, ainda, auxilia na separação dos resíduos. Foi desenvolvido pela empresa Boas Atitudes e Sustentabilidade.
O app Descarte Rápido está disponível para Android e iOS.
- Rota de Reciclagem
Desenvolvido pela Tetra Pak, o app orienta os usuários sobre separar e entregar embalagens longa-vida em pontos de coleta. Além disso, exibe pontos de coleta para outros tipos de lixo, de acordo com a região do consumidor.
O app Rota de Reciclagem está disponível para Android e iOS.
- Cataki
Iniciativa da ONG Pimp My Carroça, o Cataki funciona como um “tinder da reciclagem” conectando catadores de materiais recicláveis e consumidores, que agendam no app a coleta com o catador que estiver mais próximo a ele. O profissional de reciclagem poderá também prestar sérvios como remoção de entulho e de resto de podas.
O app Cataki está disponível para Android e iOS.
Ciclo Vivo